Realidade x Expectativas: Navegando na Jornada do Desenvolvedor de Software

29 de fevereiro de 2024 Por Ramon Durães

As pessoas que aspiram a se tornar profissionais na área de desenvolvimento de software precisam ter em mente que nem tudo são rosas, e que atuar nesse campo envolve mais do que simplesmente realizar o que se imagina ser o trabalho ideal.

Ao longo de sua jornada, será necessário mergulhar em uma variedade de cenários, incluindo análise de problemas, manutenção, documentação, testes, homologação, suporte e, acima de tudo, interação com outras pessoas e discussão sobre as necessidades do negócio.

Nas horas vagas, poderá dedicar-se à implementação de seus próprios projetos de software, mas brincadeiras à parte, hoje gostaria apenas de compartilhar uma reflexão: é fundamental que você, como profissional de software, esteja ciente da necessidade de realizar o que precisa ser feito.

Algumas tarefas podem ser tediosas, outras repetitivas, mas o mais importante é compreender o propósito de seu trabalho e qual o valor que está entregando.

Ao longo de 20 anos, tive a oportunidade de analisar diversos projetos de software em diferentes contextos, e lidar com a frustração de pessoas que se iludem com as suas próprias ilusões é um desafio significativo.

Esteja preparado para agir como solucionador de problemas e reconheça que cada obstáculo superado é um passo adiante na entrega de valor.

Você precisa de uma consultoria especializada em estratégia de software para apoiar a modernização do seu software? Entre em contato. Até a próxima !!!

Ramon Durães
CEO, Devprime