O velho software de novo

9 de fevereiro de 2024 Por Ramon Durães

Todos os dias, novos projetos de software nascem com a missão de resolver problemas antigos, mas acabam criando desafios inéditos. Essa é a emocionante realidade que poucos compartilham sobre os bastidores do desenvolvimento de software.  

Imagine alguém com uma grande ideia para um novo projeto, mas que esquece completamente das milhares de decisões estratégicas de arquitetura de software. Na maioria das vezes, o processo segue adiante como um ‘MVP’ improvisado para produção, e o resultado final já é previsível.

Entregar valor de negócio demanda um planejamento minucioso, compreendendo os comportamentos, impactos e, agora, o valor tecnológico envolvido – algo que nunca é previsto, mas sempre necessário. E esperar que ele brote do nada, sem semear nenhuma semente, é um desafio real.

Com essa jornada tortuosa, muito tempo é desperdiçado, há retrabalho interminável, falta de qualidade e, acima de tudo, improdutividade. A tecnologia deveria ser uma facilitadora da inovação, não um obstáculo.

Por 20 anos, tenho ajudado a destravar projetos de software em empresas de todos os tamanhos – inclusive muitas que faturam mais de 1 bilhão – e o problema se repete em todas elas. Toda essa experiência foi incorporada na Devprime para acelerar a produtividade dos desenvolvedores de software e proporcionar uma economia de cerca de 70% nos custos de desenvolvimento do software backend.

Você precisa de uma consultoria especializada em estratégia de software para apoiar a modernização do seu software? Entre em contato. Até a próxima !!!

Ramon Durães
CEO, Devprime