2023: Startup 5.0, microsserviços, azure, devprime e c# – Microsoft Reactor

4 de fevereiro de 2024 Por Ramon Durães

Neste ano de 2023, tive o privilégio de palestrar no Microsoft Reactor em São Paulo, durante o meetup “Startup 5.0: Desenvolvendo do Zero Utilizando Microsserviços, Azure, Devprime e C#”, em colaboração com Giancarlo Batochio. O objetivo desta apresentação foi oferecer ao público uma visão moderna e prática sobre o desenvolvimento de microsserviços, destacando como uma startup pode construir um produto do zero, utilizando tecnologias de ponta como a plataforma Devprime, C#, Visual Studio e Azure, para implementar rapidamente um Minimum Viable Product (MVP) e lançá-lo em produção.

Durante a palestra, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar uma abordagem passo a passo do processo de desenvolvimento, desde a definição do domínio de negócio utilizando o padrão Domain-Driven Design (DDD), até a implementação prática de um software de exemplo simulando uma fintech. Foi apresentado o uso da Devprime CLI para criar um microsserviço do zero, além de aceleradores e componentes que agilizam o desenvolvimento e facilitam a entrega de soluções de alta qualidade.

A interação ao vivo proporcionou aos participantes uma experiência imersiva e prática, permitindo que eles acompanhassem de perto a implementação dos conceitos discutidos. Ao final da palestra, os participantes saíram com uma compreensão aprofundada dos fundamentos modernos do desenvolvimento de microsserviços e com insights valiosos sobre como aplicar esses conceitos em seus próprios projetos.

Agradeço ao Microsoft Reactor por proporcionar esta oportunidade de compartilhar conhecimento e experiência com a comunidade técnica, e ao Giancarlo Batochio pela colaboração neste evento. Estou animado com o impacto positivo que essa palestra teve na jornada de aprendizado e desenvolvimento dos participantes, e espero continuar contribuindo para o crescimento e a inovação da comunidade de tecnologia.

Se você também está interessado em explorar os fundamentos modernos do desenvolvimento de microsserviços e deseja saber mais sobre as tecnologias apresentadas nesta palestra, não hesite em entrar em contato. Estamos aqui para ajudar você a impulsionar seus projetos e alcançar seus objetivos de negócios.

Você precisa de uma consultoria especializada em estratégia de software para apoiar a modernização do seu software? Faça contato. Até a próxima !!!

Ramon Durães
CEO, Devprime