Explorando o Visual Studio 2010

10 de junho de 2009 Por portal

Esse ano de 2009 nós teremos mais um grande lançamento que é o Visual Studio Professional 2010, Visual Studio Express 2010 e Visual Studio Team System 2010 que trazem uma nova IDE completamente atualizada e baseada no WPF.

image

Já nessa versão ele traz suporte ao .NET Framework (4.0;3.5;3.0 e 2.0). Porém o ideal é que converta desde já seus projetos para o .NET Framework 4.0 e rode com o arquivo de solução no Visual Studio 2010.

image 

Dando uma olhada nos tipos de projetos você verá que as opções estão grandes: Windows; Web; Office; Sharepoint; Database; Reporting; Silverlight; Test; WCF;Workflow.

image 

Isso abre um grande leque de oportunidades para os desenvolvedores da plataforma Microsoft Microsoft .NET Framework 4.0 pois podem aproveitar o conhecimento em vários projetos diferentes.

image

Isso para as empresas que trabalham com desenvolvimento é o maior diferencial, pois os colaboradores podem atuar em todos os projetos. Ganhos em padronização e em aumento de produtividade.

Dentre os novos recursos integrados podemos citar:Multi-Targeting; ASP.NET MVC; Entity Framework 4.0; Editor de WPF; Chart; Dynamic Data; LINQ; SEO (ASP.NET Title, Description, Meta, Redirect 302); JQUERY; One-Click Publishing; Web.Config Transformation

Maior compatibilidade com SEO usando comandos do ASP.NET

protected void Button1_Click(object sender, EventArgs e)
{
Page.MetaKeywords="XYZ;XYZ"; //Palavras Chaves
Page.Title = "Minha Pagina"; // Titulo
Page.MetaDescription = "Descrição da minha pagina";// Descrição
Response.RedirectPermanent("Destino.aspx"); // 302
}



One-Click Publishing

Mais um recurso para distribuição da aplicação direto para o IIS 7.0

image

Web.Config Transformation

É é uma pequena modificação que tratar luz para muito desenvolvedor. Agora você vai ter mais um web.config seja o com as configurações de teste e o arquivo com as configurações de produção.

image

Suporte a extensões para que você crie plugins para o Visual Studio

http://blogs.msdn.com/vbteam/archive/2009/06/10/vs2010-beta1-extensibility-news-lisa-feigenbaum.aspx

Aguarde mais novidades em breve!

[],

Ramon Durães

MVP, Especialista em Visual Studio Team System