Por que 90% dos projetos de tecnologia falham e ninguém fala sobre isso

20 de setembro de 2024 Por Ramon Durães

A mudança de hábitos, com cada vez mais pessoas utilizando serviços online, ampliou a demanda por soluções digitais. Isso tem pressionado empresas a embarcarem na transformação e inovação digital para se adaptarem à nova realidade do mercado e atenderem a esses clientes.

No mercado digital, uma startup iniciante compete com empresas tradicionais. Nesse cenário, as empresas nativas digitais souberam aproveitar o momento, construindo plataformas modernas que entregam mais valor aos clientes, com menores custos operacionais.

A corrida pela digitalização tornou-se frenética. Quantas vezes você já ouviu alguém falar sobre um projeto revolucionário, como o “próximo Uber, Airbnb, Netflix ou Nubank”? Porém, logo se tornaram evidentes os desafios do desenvolvimento de software, incluindo a necessidade de qualificação e contratação de mão de obra especializada.

A realidade mostrou que construir uma plataforma digital é muito mais do que adicionar um botão ou criar um layout atraente. Muitas decisões de engenharia de software impactam diretamente o futuro do negócio, seja na capacidade de continuar evoluindo, de responder rapidamente às mudanças com qualidade e agilidade, ou na eficiência operacional.

A verdade é que projetos tecnológicos continuam sendo extremamente desafiadores. A ideia de contratar uma grande equipe sem uma estratégia bem definida funciona apenas na teoria de uma planilha financeira no “Excel”. Na prática, muitos projetos que deveriam ser ágeis e eficientes acabam sendo caros de manter, evoluir e operar. Isso geralmente ocorre devido a implementações inadequadas ou ao lançamento de um MVP chamado de SaaS sem o devido preparo, que depois não consegue se sustentar ou consome mais recursos computacionais do que o necessário.

Nos últimos cinco anos, ficou claro que usar as ferramentas mais modernas não é suficiente se você ignora a essência de construir uma base sólida de software. É essencial tomar as decisões corretas e garantir um desenvolvimento contínuo e sustentável.

É fundamental investir em pessoas qualificadas, mas apenas ter uma equipe talentosa não resolve o problema se a estratégia de software for negligenciada, permitindo que cada membro siga sua própria direção, focando mais em testar algo novo do que em agregar valor real ao negócio.

Ao percorrer diversos projetos de software complexos nos últimos cinco anos, fica evidente esse “DNA” de problemas recorrentes que, agora, se tornaram difíceis de administrar. Se você já atuou em projetos semelhantes, provavelmente observou na prática o impacto negativo de um fluxo mal planejado.

A verdade é que essa dor só se revela quando o caos atinge a produção: as pessoas se desgastam, os clientes deixam de usar o produto, e a empresa que investiu em uma solução inovadora para se posicionar no mercado agora enfrenta o dilema de refazer tudo ou fingir normalidade e aceitar sua irrelevância no mercado digital.

Conclusão:

  • Desafios na qualificação e contratação de mão de obra especializada: Um dos primeiros obstáculos enfrentados pelas empresas é a falta de profissionais adequados para lidar com a complexidade dos projetos tecnológicos.
  • Decisões de engenharia impactam o futuro do negócio: O sucesso de uma plataforma depende de decisões técnicas corretas, garantindo a capacidade de evoluir e responder às mudanças do mercado com agilidade.
  • Contratação sem estratégia bem definida: Uma grande equipe sem direção clara leva a desperdício de recursos e projetos mal executados.
  • Implementações inadequadas e MVPs mal preparados: Lançar um MVP ou um SaaS sem a preparação necessária resulta em custos altos e dificuldades de manutenção.
  • Negligência na estratégia de software: Mesmo com uma equipe talentosa e as ferramentas mais modernas, sem uma estratégia sólida, o fracasso é iminente.

Esses fatores revelam os verdadeiros desafios por trás dos projetos de tecnologia. Eles não estão apenas na parte técnica, mas na estratégia, execução e gestão.

E agora? Sua empresa está preparada para evitar essas armadilhas ou vai cair nas mesmas falhas que tantas outras? É hora de refletir sobre suas decisões e o futuro do seu projeto. O sucesso está em cada detalhe – comece a agir agora para construir uma fundação sólida antes que seja tarde demais.

Você precisa de uma consultoria especializada em estratégia de software para apoiar a modernização do seu software? Entre em contato. Até a próxima !!!

Ramon Durães
VP Engineering @ Driven Software Strategy Advisor
Devprime