O que dizer na entrevista de emprego?

7 de junho de 2010 Por Ramon Durães

O que dizer na entrevista de emprego? Acabo por receber essa pergunta de pessoas quando estão buscando um novo emprego  e hoje resolvi comentar nesse post para que possamos abrir uma debate sobre o tema que acho bem interessante.

A primeira coisa é você analisar a oportunidade oferecida se está condizente com o seu escopo e pretensões profissionais. Depois você deve buscar conhecer a empresa visitando seu site, produtos oferecidos no mercado e demais informações relacionadas para que tenha informações para conversar durante a entrevista.

Você precisa se certificar de todas as características que apontou no currículo e como foi suas experiências nos empregos que passou tendo em mente um resumo dos desafios e suas entregas. Se tiver algum detalhe importante em que a sua participação fez a diferença também vale a pena deixar guardado para usar se necessário durante a entrevista.

É importante está bem vestido de maneira formal mesmo para as empresas mais moderninhas até para não correr o risco de errar no figurino. Eu por exemplo sou muito criterioso na questão da pontualidade, portanto programe-se para chegar bem antes até para se ambientar e ter um tempo de concentração antes da entrevista.

As habilidades mais importantes atualmente são relacionadas a capacidade de trabalhar em equipe, auto gestão e comprometimento com os resultados. Portanto se já teve alguma experiência relacionada é importante deixar na ponta da língua para comentar entre uma conversa e outra.

Minha entrevista técnica é composta apenas de um bate papo onde consigo ver rapidamente se a pessoa atende a vaga ou não, porém algumas empresas também fazem pequenas provas rápidas para as vagas de desenvolvedores de software então vale dá uma revisada caso seja esse o seu objetivo.

O mercado está carente por profissionais qualificados que buscam somar sua experiência a empresa e trabalhar junto produzindo resultados. A relação do funcionário e empresa padrão está cada dia mais substituída pelo funcionário empreendedor que transforma e inova na gestão da empresa promovendo novas habilidades e conquistas no mercado.

Esteja preparado para dar respostas rápidas e buscar soluções  antecipando os problemas, trazendo novas ideias e registrando sua marca como um grande agregador de resultados na organização.

Boa sorte em seu próximo emprego. Participe nos comentários.

[],
Ramon Durães