O investimento essencial em Arquitetura de Software

15 de abril de 2024 Por Ramon Durães

Definitivamente, não se desenvolve software apenas com expectativas, fé ou achismos, especialmente quando o assunto é arquitetura de software. Durante um debate sobre arquitetura, ouvi uma expectativa curiosa: todos os participantes eram engenheiros e arquitetos de software. Como muitos, também me empolgo todos os dias com a ideia de construir um mundo melhor, mas é crucial entender que o desenvolvimento de software não se baseia em expectativas, e sim em fundamentos sólidos, prática, experiência profunda e muita atitude.

Agora, imagine combinar tudo isso com uma imensidão de cenários de negócio, alta concorrência, evolução contínua, diversas decisões tecnológicas e pessoas na boa fé, esperando que profissionais que se tornaram seniores em 3 a 5 anos de carreira tenham absorvido, além do conhecimento tecnológico, nuances de negócio cruciais para tomar decisões arquiteturais acertadas, mesmo sem a experiência necessária.

O papel da arquitetura de software é fundamental na fundação de um projeto, e as decisões não podem ser tomadas apenas com o entusiasmo de testar algo novo, por ter acabado de ler sobre a última tendência, ou por pura inocência e falta de experiência sem entender que é preciso calcular com sabedoria os custos, prós e contras de cada decisão.

Os últimos cinco anos de abundância de capital no Brasil trouxeram à tona situações atípicas e uma conta de ineficiência impagável, revelando empresas nativas digitais com enormes equipes, projetos sem direção clara e seguindo uma rota de caos, retrabalho, custo operacional elevado, dificuldades para continuar inovando e altos custos computacionais.

Há décadas, enquanto discuto e atuo transversalmente em diversos projetos de software, venho tratando do tema da arquitetura de software. Meu foco é recuperar cenários em projetos complexos de software e fortalecer a cultura do arquiteto de software.

E hoje repito com tranquilidade que a realidade já demonstrou a importância do investimento em arquitetura de software como uma estratégia crucial para a produtividade, qualidade do software e eficiência operacional. Não se trata de um papel baseado em fé ou expectativas, mas sim em experiência de mercado, conhecimento técnico, e controle emocional para decidir pelo todo e não por aspirações individuais.

Está na hora de parar de romantizar o desenvolvimento de software e assumir a liderança e responsabilidade. É muito fácil delegar ao universo ou ao coletivo as tarefas que requerem iniciativa individual e comprometimento.

Faz sentido? Participe no comentários e compartilhe com outras pessoas.

Você precisa de uma consultoria especializada em estratégia de software para apoiar a modernização do seu software? Entre em contato. Até a próxima !!!

Ramon Durães
CEO, Devprime