A corrida do software

25 de fevereiro de 2024 Por Ramon Durães

É cansativo lidar constantemente com abordagens simplistas de indivíduos que subestimam profundamente a complexidade envolvida no desenvolvimento de software. A realidade é que muitos indivíduos e empresas, independentemente do porte, tendem a ignorar os desafios inerentes a projetos de software, iludindo-se com a ilusão de que criar o próximo ‘Uber’, ‘Netflix’ ou ‘iFood’ é uma tarefa simples.

Ao longo de três décadas de experiência, tenho testemunhado de forma consistente a repetição de ciclos de concepções equivocadas e implementações desastrosas. Embora a oferta tecnológica tenha avançado de forma exponencial, a negligência persiste quanto aos fundamentos essenciais: a compreensão profunda do problema de negócio, a modelagem de código eficiente e a aplicação rigorosa de padrões de qualidade.

É fundamental reconhecer que decisões impróprias no desenvolvimento de produtos e na materialização tecnológica podem acarretar consequências devastadoras. A ineficiência, mesmo diante das mais avançadas tecnologias, pode impor custos significativos e comprometer a sobrevivência empresarial. Os últimos cinco anos serviram como um alerta contundente para muitas organizações, evidenciando a importância vital da estratégia no desenvolvimento de software no lugar de aplicar a força bruta.

Portanto, é chegado o momento de desassociar a inovação da mera liberdade poética e reconhecer a sua essência como um processo estratégico, fundamentado em conhecimento técnico sólido. Devemos abandonar a ilusão de que o desenvolvimento de software é uma atividade simplista e abraçar sua natureza como uma disciplina complexa e crucial para o desenvolvimento de empresas digitais.

Você precisa de uma consultoria especializada em estratégia de software para apoiar a modernização do seu software? Entre em contato. Até a próxima !!!

Ramon Durães
CEO, Devprime