Migração de monólito para microserviços (DDD, DevPrime)

5 de julho de 2021 Por Ramon Durães

A demanda por modernização de aplicações segue em alta nas empresas em função do movimento nas empresas em direção a Transformação Digital. O desenvolvimento de aplicações na arquitetura de microserviços tem grande sinergia com uma dinâmica cada vez mais ágil e Cloud Native.

A adoção de estratégias como Domain Driven Design (DDD) apoiam a aproximação das equipes de tecnologia com negócio resultando em um padrão comum de conversa sobre as demandas de negócio e a sua materialização durante o desenvolvimento do software.

Nesse bate-papo nós apresentamos o desenvolvimento de microserviços utilizando os aceleradores do DevPrime Stack e como lidar com desafios comuns como a decomposição de microserviço ou a junção visando atender um novo comportamento do negócio ou adequação de um entendimento.

No cenário apresentado no vídeo é possível conferir o desenvolvimento de uma aplicação tradicional com um Bound Context simulando o cenário de uma seguradora. Porém você pode entender como qualquer outro cenário.

Após essa jornada a equipe decidiu decompor a solução inicial em 05 microserviços.

Após um melhor entendimento do negócio a equipe decidiu realizar a junção ou merge de três microserviços mantendo as regras e caracteristicas de cada Aggregate Root.


Nesse bate papo você acompanhou na prática como uma estratégia de software bem definida apoia a Transformação Digital de Aplicações. A nossa missão com a plataforma DevPrime é democratizar o desenvolvimento de software complexo.

Participe nos comentários e teste agora mesmo o DevPrime. Precisando de ajuda na sua estratégia de software e modernização de aplicações faça contato.

Para saber mais:
DevPrime

[],
Ramon Durães