Reflexões sobre a modernização de software legado

A modernização de software é um tema comum discutido nas empresas e um grande desafio, pois definirá o futuro do negócio. Nessa conversa durante esse podcast eu trago pontos importantes de atenção ao se planejar e desenvolver um novo software.

No ciclo de modernização nós enfrentamos muitos desafios como risco de escrever o mesmo software replicando os problemas do legado ou trocar a estratégia de tecnologia e esquecer de promover uma atualização do modelo de negócio. O cliente de hoje não é mais o mesmo de quando o software foi projetado.

O entendimento da complexidade é outro grande desafio. É muito comum as pessoas acharem que vão modernizar projetos complexos de anos em poucos dias. Esteja atento a complexidade presente no legado e principalmente “customizações” ocultas para clientes específicos que acabam aparecendo no meio do projeto.

Em cenários de modernização e convivência é fundamental discutir as estratégias de “anti-corruption-layer pattern (ACL)” e “Strangler Fig pattern” para o correto estrangulamento do legado discutido por Martin Fowler. 

Acompanhe agora mesmo esse podcast no Spotify “​Reflexões sobre a modernização de software legado“​.

Para apoiar o desafio de modernização nós ofereçemos o DevPrime Stack. O DevPrime acelera a entrega de aplicações e o desenvolvimento de Event-Driven, Cloud-Native Microservices e API’s utilizando um Stack com aceleradores, funcionalidades prontas, estratégias de arquitetura de software seguindo os principais padrões da indústria.

O que achou? Participe nos comentários e teste o DevPrime hoje mesmo !!!

[],

Ramon Durães