O novo caos nos projetos de software software, misconception, overengineering

18 de abril de 2021 Por Ramon Durães

A Transformação Digital despertou nas empresas a necessidade do investimento pesado nos projetos de tecnologia com o objetivo de se tornarem mais competitivas. O mercado de tecnologia segue em expansão com a contratação de profissionais para apoiar as demandas de inovação.

Ao conversar com as áreas de negócio e inovação ambos relatam que hoje dependem das áreas de tecnologia para conduzirem os projetos de Transformação Digital. Durante muitos anos muitas empresas negligenciaram a modernização tecnológica resultando em grandes legados que hoje representam um gargalo na operação.

A busca por pessoas de tecnologia e principalmente desenvolvedoras de software cresceu muito nos últimos 10 anos e eu tenho escutado de muitos executivos que a carência de profissionais qualificados representa o caos no desenvolvimento de software e está paralisando as empresas.

No entanto o grande desafio não é simplesmente contratar pessoas e sim desenvolver software bem feito baseado em uma forte cultura de excelência em desenvolvimento de software, colaboração, reuso e continuidade dos projetos.

O processo de transformação não é um caminho e fácil e por muitas vezes por falta de visão e/ou conhecimento as pessoas adotam uma linha “cosmética” apenas adiando o problema perdendo as empresas no mesmo estágio que estavam.

Outro grande desafio nos projetos de auto crescimento está relacionado ao conflito de entendimento em profundidade das tecnologias adotadas ou “misconception”. As possibilidades de decisões tecnológicas estão mais complexas e se tornaram um alto risco, pois muitas são baseadas em um entendimento raso do problema e do impacto da decisão.

A jornada de modernização também está sujeita a decisões “overengineering” que sem a devida avaliação acabam criando mais problemas que a solução em si. É fundamental uma avaliação criteriosa das decisões de arquitetura sempre levando em consideram o problema a ser resolvido, o problema que cria e o risco de continuidade.

Acompanhe esse bate-papo pelo spotify no podcast “O novo caos nos projetos de software software, misconception, overengineering“. Participe nos comentários e compartilhe.

Gostaria de ajuda na estratégia de software e modernização de aplicações? Faça contato e conheça o nosso produto DevPrime.

[],

Ramon Durães