As ferramentas Low-Code, No-Code, IPaaS, RPA e o desenvolvimento de software

21 de fevereiro de 2021 Por Ramon Durães

A Transformação Digital provou uma busca no mercado por pessoas desenvolvedoras de software com o objetivo de apoiar a modernização das aplicações. 

Devido crescente demanda o mercado tem discutido iniciativas sobre a adoção de ferramentas Low-Code, No-Code, IPaaS, RPA como mecanismo para trazer e habilitar a entrada de outras pessoas no mercado de tecnologia. 

Você já se questionou qual o papel de cada abordagem dessa em sua estratégia de modernização? Ou quem vai desenvolver o seu barramento de API’s para habilitar a conexão e integração com as ferramentas e com as mais diversas camadas de apresentação? Ou o quanto é importante o desenvolvimento e modernização das suas regras de negócio para habilitar essas e outras ferramentas?

Ao longo dos anos nós passamos por diversos desafios de integração desde um arquivos “.txt” em uma pasta, banco de dados, webservices “xml”, stream e API’s (Rest / GraphQL, gRPC) e o tema deve ser tratado com bastante atenção justamente pela possibilidade de uso de várias ferramentas diferentes ao mesmo tempo.

As abordagens externas envolvem riscos de exposição de dados, segurança, complexidade a medida que sair dos exemplos básicos, redundância de processos e até um entendimento claro sobre a precificação. Ao avaliar cada abordagem tenha essas questões no radar.

O fato é que precisamos entender a importância de conectar outras pessoas de fora da tecnologia e ter em mente que cabe a nós trabalhar intensamente nos cenários de modernização de aplicações para construir um barramento digital de negócio que possa ser exporto como API’s direcionando uma abordagem “API Economy”.

Em cada decisão tecnológica nós precisamos medir o “Trade-off” das soluções adotada. Um fato importante é independe do caminho você precisa criar os habilitadores. Esse passo envolve o desenvolvimento estruturado, desacoplamento, padronização e principalmente testabilidade de forma que ganhe velocidade na evolução da inteligência de negócio e consiga habilitar outras aplicações com segurança, resiliência e escalabilidade.

Assine e acompanhe o bate-papo no podcast Estratégia de software “As ferramentas Low-Code, No-Code, IPaaS, RPA e o desenvolvimento moderno de software

Para conhecer como estamos ajudando a modernização de aplicações visite:

https://devprime.software

Para saber mais:

– 2021 Digital Innovation Benchmark

– Low-Code Opens API Integration Potential for Citizen Developers

– What are low-code databases?

– Low-Code Platforms and the Rise of the Community Developer: Lots of Solutions, or Lots of Problems?

– No-code/low-code: Why you should be paying attention

[],

Ramon Durães


Image: Freepik.com