O’Reilly Velocity Conference 2017 (New York)

16 de outubro de 2017 Por Ramon Durães

A conferência “O’Reilly Velocity Conference 2017 (New York)” aconteceu no período de (01/10/2017 a 04/10/2017) em Nova Iorque nos Estados Unidos trazendo workshops e palestras com temas voltados para alta performance de aplicações, devops e sistemas distribuídos. O #Velocity tornou-se um evento obrigatório na agenda dos especialistas em aplicação pela amplitude e profundidade dos temas discutidos com experiências práticas trazidas por palestrantes que compartilham os seus casos de sucessos em grandes empresas.

Ines Sombra at the O’Reilly Velocity Conference in New York (source: O’Reilly Conferences via Flickr).

O item que me chamou a atenção na sessão de treinamentos foi o workshop de Kubernetes que não minha opinião é uma das principais tecnologias para gestão de containers (Docker) com recursos fantásticos de escalabilidade no mundo de microservices. Outros temas que foram tratados em treinamentos foi “Infrastructure as code with Terraform” e “Let’s Go! Using the Go programming language for system tasks”.

Estamos vivendo um grande momento onde o poder computacional oferecido por estratégias de Cloud Computing não é mais o limitador. Esse efeito da transformação digital tem acelerado as conversas sobre modernização das aplicações e principalmente orquestração e distribuição.

As sessões de keynote (Day1, Day2) foram impactantes trazendo temas como novos paradigmas no desenvolvimento de software, Microservices, Blockchain, Sererless, DevOps…

Joe Goldberg (BMC Software) at the O’Reilly Velocity Conference in New York (source: O’Reilly Conferences via Flickr).

Após a palestra de abertura nós tivemos acesso a cerca de 06 salas simultâneas com temas variados como “Debugging complex systems”, “Lessons learned from load-testing distributed systems “, “Running a massively parallel stream processing system at Netflix”, “Distributed systems patterns: From design to reality”, “ETW: Monitor anything, anytime, anywhere”, “How Twitter built a framework to improve infrastructure utilization and efficiency at scale “. É até difícil escolher com tantas opções 😊.

Além do grande número de palestras fantásticas e relevantes para os profissionais que trabalham na estratégia de aplicações de alta performance eu gostaria de ressaltar a oportunidade incrível de fazer networking com outros profissionais do mercado global de aplicações e com os palestrantes e muitos autores de livros.

É importante lembrar que o Velocity 2018 já está com as datas confirmadas e vai acontecer em três cidades (Londres, São José, Nova Iorque). Quem sabe em um futuro próximo teremos uma das edições internacionais do Velocity no Brasil? Deixe-me saber o seu interesse nos comentários.

Para saber mais:
Informações sobre próximas edições do Velocity
Velocity Conference 2017 – New York, New York (Vídeos)