Toda empresa é uma empresa de software

16 de maio de 2016 Por Ramon Durães

Toda empresa é uma empresa de software

A transformação digital vem ao longo dos anos sendo impulsionada pela presença da tecnologia dentro dos negócios.  As empresas estão se movimentando rapidamente para atender com mais precisão das demandas das áreas de negócio pela geração de novas oportunidades de venda, relacionamento e engajamento com os clientes. Todo esse impulso tem atraído grandes investimentos internos para as áreas de tecnologia resultando em um crescimento enorme das aplicações desenvolvidas proporcionando uma nova experiência inovadora nos negócios.

O caminho da transição para ser mais eficiente, assertivo e inclusive preditivo é mesclar a inteligência de software e dados colocando e analisando informações estratégicas do negócio resultando na antecipação da necessidade dos clientes criando canais inovadores de vendas e fidelização.

Se a sua empresa não vende software esse deve ser hoje um grande questionamento sobre qual o motivo de se ter alguns pontos estratégicos sobre o controle da operação digital e a resposta tem sido simples como a necessidade de ter o domínio do negócio. A necessidade de ser digital não é mais uma questão de escolha e sim de sobrevivência. Talvez nunca imaginaríamos que antigas planilhas e até banco de dados em access construídos de forma individual fossem se modernizar e se transformar em grandes aplicações internas.

A nova tecnologia com estratégias mais eficientes baseadas em agile com Scrum / Kanban e DevOps tem sido outro grande mecanismo de impulso. Se você já trabalha com o Visual Studio e VSTS (Visual Studio Team Services) sabe muito bem o que estou falando. Na prática equipes internas hoje tem acesso as melhores tecnologias do mercado criando produtos altamente eficientes como qualquer outra empresa de software no mercado.

Os benefícios diretos na transformação digital são rapidamente convertidos em um melhor posicionamento da empresa no mercado. Em um mundo onde o concorrente mora ao lado na outra aba do navegador é necessário cada vez mais reconstruir conceitos, adaptar visões para entregar o produto e/ou serviço onde quer que o cliente esteja.

Uma área estratégica do negócio não consegue mais esperar meses para colocar no mercado uma funcionalidade. Esse tempo perdido pode facilmente ser ocupado por um outro concorrente e o recurso pode perder o valor de negócio. Com essa pressão da era digital a TI interna tem conquistado investimentos para modernização e principalmente inovação.

Atrelando valor a estratégia nós temos feito grandes investimentos em Data Science, Cloud, Machine Learning e IoT contribuindo para que esses projetos de software tornem o negócio mais competitivo e escalável.

[],
Até a próxima !!! Participe nos comentários !!

Ramon Durães
CEO, 2PC
MVP, Visual Studio ALM
PSM, CSM, PSD, LKU

Entre em contato para discutirmos uma estratégia de modernização e transformação digital do seu negócio em serviço usando nossa metodologia DevPrime, Visual Studio, DevOps, Mobile
e Cloud.