Uma visão geral do Windows Phone 8

9 de fevereiro de 2013 Por Ramon Durães

A Microsoft lançou faz alguns meses o Windows Phone 8 que é a sua plataforma de sistema operacional para SmartPhones. Para um rápido entendimento o Windows phone é distribuído em vários fabricantes de aparelhos entre eles Nokia, Samsung, HTC, LG e muitos outros oferecendo uma experiência única e garantindo que o aparelho tem os requisitos mínimos para rodar os seus aplicativos que podem ser baixados pela loja do Windows Phone.

Como diferencial alguns fabricantes como a Nokia incluem aplicativos adicionais fora todos os padrões: Twitter, Facebook, FourSquare, WhatsApp, Lomogram, Evernote, Skype, Skydrive e jogos em geral que você encontra na lojinha de aplicativos como aplicativo de mapas.

Interface moderna projetada exclusiva para Smartphone com tela sensíveis ao toque permitindo ampla customização, visão do conteúdo sem precisar entrar no ícone criando uma experiência única. O Windows Phone é completamente integrado as redes sociais permitindo ampla comunicação com seus contatos seja facebook, twitter, sms, msn tudo intrado diretamente no sistema operacional e um só lugar.

Agora o mais importante. Todo o sdk de desenvolvimento é gratuito e baseado no Visual Studio 2012. Ou seja você aproveita hoje mesmo seus conhecimentos na plataforma .NET para criar aplicativos para o Windows Phone 8. O primeiro passo é baixar o SDK e iniciar os seus testes criando o primeiro aplicativo. Quando estiver pronto você se cadastra na loja e submete o aplicativo para aprovação que na sequência é publicado e distribuído na lojinha da Microsoft.

[],
Ramon Durães
MVP, Visual Studio ALM
Especialista em desenvolvimento de software
PSM, CSM, PSD