FirefoxOS no Campus Party 2013

1 de fevereiro de 2013 Por Ramon Durães

Estive ontem 31/01/2013 participando da Campus Party Brasil 2013 acompanhando o lançamento do FirefoxOS. Um novo sistema operacional desenvolvido pela Mozilla para SmartPhone. Algumas pessoas no Brasil foram convidadas a receber uma cópia developer preview para conhecer melhor a proposta desse novo sistema operacional e fui uma delas.

image
O aparelho que recebemos é um protótipo ainda feito para que desenvolvedores possam testar os aplicativos. Você deve está se perguntando com três grandes players hoje topo de linha (Android, IOS, Windows Phone) qual seria a proposta de ter mais um quarto fornecedor de sistema operacional para SmartPhone.

SNAGHTML2937acb2FirefoxOSFirefoxOS

Eu fui até o Campus Party me questionando o valor desse tipo de iniciativa. Hoje temos negócios que precisam de ampla mobilidade, principalmente atingir o maior número de pessoas e com certeza a maioria da população não usa Iphone, Windows Phone e Android topo de linha e estão no segmento ‘low-end’. Nós temos uma parcela gigantesca da população que ainda não tem acesso ao seu primeiro SmartPhone. Portanto nesse momento comecei a pensar no tamanho do mercado e onde estaria se encaixando o FirefoxOS. Hoje eles estão se lançando com apoio de um grande player que é a Telefônica e isso será grande um facilitador para entrada no mercado das classes D/E em toda america latina.

A primeira pergunta que fiz é qual era a linguagem de desenvolvimento para a plataforma e a resposta foi rápida e clara “100% HTML5”. Eu confesso ser um defensor nativo do HTML e passei a olhar com outros olhos quando fiquei sabendo que desenvolveríamos as aplicações para o FirefoxOS em HTML.

A Microsoft fez a mesma aposta no Windows 8 possibilitando a criação de aplicações em HTML5. O grande ponto que gira em torno da linguagem de desenvolvimento é que justamente cada plataforma usa um padrão e ai surge um grande abismo de aplicações especificas para cada plataforma.

Pelo que entendi nas primeiras conversas podemos ter três possibilidades de aplicações. Primeiro um site normal pinado no aparelho de forma que ele cria um link na área de trabalho. Depois um aplicativo completo que pode estar em um site e por último e vir para o aparelho e um aplicativo empacotado e distribuído pela loja online.

A minha dica para você desenvolvedor é direcionar os seus estudos para HTML, CSS, JavaScript pois está cada vez mais fundamental o amplo conhecimento dessas tecnologias para a construção de aplicações que agora vão de Web tradicional a Smartphone e Tablets. O Jquery tornou-se o padrão para implementação AJAX simplificando em muito o uso de JavaScript e conta com um conjunto enorme de plugins.

Uma de nossas próximas Startups vai ter aplicativos nos mais variados Smartphones e estaremos apostando nessa plataforma assim que for lançada no Brasil. Em breve envio mais novidades dos meus primeiros testes. Até lá coloque a mão no HTML5 e cadastre-se no Mozit e DevBrasil que teremos novidades em breve também.

Para saber mais:
FirefoxOS

[],
Ramon Durães