Um guia rápido para planejamento pessoal

5 de janeiro de 2013 Por Ramon Durães

Planejamento 2013Um dos principais projetos que uma pessoa precisa aprender a planejar é a sua felicidade. A felicidade pode compreender um trabalho novo, um novo curso ou aprendizado, família e o que mais você incluir dentro do seu conceito de felicidade. É muito importante pensar em ações para um mês, seis meses, um ano. Ter sonhos é fundamental para se construir objetivos na vida. São baseados neles que nos orientamos a novas conquistas.

Ao longo dos anos lidando com profissionais ligados ao desenvolvimento de software observei muitas características nossas bem próprias a nossa profissão que é baseada puramente em criação envolvendo muita dedicação e uma necessidade constante de aprendizado, adaptação a mudanças e manutenção de um foco.

No universo que vivemos hoje com informações circulando em um grande volume e não mais oriunda exclusivamente do rádio, tv e jornais estamos cada vez mais envolvidos em momentos favoráveis a perda de atenção que é outro ponto forte entre os desenvolvedores de software.  Com uma vida cada vez mais conectada seja no pc ou fora dele sempre aparece algo novo para atrair um clique. Nós criamos um conceito de multitarefa para uso em nossas linguagens de programação, mas acabamos por incorporar isso dentro do nosso dia a dia o que acaba trazendo muitos prejuízos desviando atenção.

Aproveitando esse início de ano em 2013 eu gostaria de sugerir esse guia rápido para planejamento pessoal para que você possa experimentar e usar orientando os seus objetivos para o ano direcionando o foco no que realmente gera valor “felicidade” conforme os passos abaixo:

Passos para o planejamento “Vou Entregar”:

1) Enumere em uma lista priorizada colocando o mais importante na frente.
2) Depois olhando para o gráfico “VouEntregar” coloque os objetivos no gráfico na área “Planejado” distribuído conforme a sua capacidade de entrega no período.
3) Se um objetivo estiver grande quebre em partes.
4) A cada dia se pergunte se o que está fazendo está dentro dos seus objetivos. (Principalmente quando estiver de frente dos recursos sociais de devios de atenção.)
4) Ao final de cada semana separe uma hora e avalie o que fez para aquele objetivo no gráfico. E se estiver concluído mova o mesmo para a parte ‘Entregue’. Tente observar se gastou seu tempo com questões fora do objetivo. Anote no caderno e revise as metas do mês.
5) Ao final do mês separe uma hora para revisar as 4 últimas semanas, avaliar o que foi bom e o que foi ruim no mês e o que fará de diferente. Anote em um carderno a parte o resultado da sua retrospectiva.
6) Ao final de cada período “3 meses” reserve uma hora do seu dia e faça um novo balanço dos seus objetivos e se necessário mude prioridade dos objetivos nos próximos meses. Faça uma nova retrospectiva registrando o que foi bom, que foi ruim, avalie se melhorou e se repetiu erros anteriores e registre no caderno a parte.
7) Ao final do ciclo completo avalie as suas entregas, os principais pontos de desvios e os pontos que fez para melhorar o seu foco.

Eu gostaria de lhe desejar sucesso nos seus próximos passos com essa sugestão de planejamento pessoal. Eu gostaria de deixar uma frase para você refletir sobre a questão: “A primeira regra do resultado é o foco –  Ramon Durães”.

Um forte abraço. Feliz 2013 e até a próxima. Utilize os comentários abaixo e o botão “curtir”.

Para saber mais:
Download arquivo exemplo pdf “Vou entregar 1.0”

[],
Ramon Durães
MVP, Visual Studio ALM
Diretor executivo na 2PC
PSM, PSD, CSM