Onde usar o Team Foundation Server

1 de janeiro de 2013 Por Ramon Durães

Um grande passo na evolução de qualquer projeto de desenvolvimento de software é pensar em Application Lifecycle Management (ALM) e o Team Foundation Server (TFS) se encaixa perfeitamente como plataforma de colaboração para implantar as estratégias de ALM nos projetos de  software. Para que você possa melhor entender como usar o Team Foundation Server nós temos 04 opções conforme descrito abaixo:

1) Team Foundation Server em uma máquina local (Windows 7/8).
Sim, você pode instalar localmente e iniciar o uso do TFS inclusive usando o SQLServer Express como serviço de banco de dados para uso pessoal ou para gerenciar pequenos times de projetos que não dispõem de infraestrutura.

2) Team Foundation Server em servidor local (Windows Server 2008 R2/2012).

Essa é uma das instalações mais conhecidas e amplamente documentada no guia de instalação do Team Foundation Server requerendo basicamente um servidor Windows Server com 4GB a 8GB de memória RAM, Internet Information Services (IIS) instalado, versão padrão do Windows Sharepoint Services (Uso opcional, Incluso no Windows) e SQLServer com Report Services e Analysis Services para ter todos os serviços do TFS prontos para o uso.

Eu recomendo o uso de máquina virtual para facilitar backup e recuperação em caso de falhas. Existe a possibilidade também de separar os serviços em várias maquinas, porém aplicável em projetos muito grandes.

3) Team Foundation Server usando nuvem publica Windows Azure.
Como forte tendência e crescimento constante da plataforma de nuvem a Microsoft está disponibilizando o TFS como serviço usando os recursos de Cloud Services do Windows Azure. No Team Foundation Service você terá o seu TFS 100% online sem necessidade de instalação, configuração ou manutenções ficando toda a gestão da infraestrutura com a Microsoft. É um caminho importante a ser adotado pelas empresas reduzindo os custos de manutenção e investimentos em infraestrutura para suportar o servidor  de ALM.

4) Team Foundation Server privado rodando no Windows Azure.
Seguindo a tendência do uso de plataforma de Cloud Computing para hospedar serviços de alta disponibilidade online você pode montar um serviço privado do Team Foundation Server usando o modo Infrastructure as a Service (IaaS) do Windows Azure para instalar e disponibilidade um TFS privado que será mantido e gerenciado pelo seu time. Esse é um cenário bem particular, mas fica a possibilidade caso julgue necessário.

 

Conforme você observou você utilizar o Team Foundation Server de várias formas conforme cada cenário do seu projeto. É importante lembrar que usará o Visual Studio para projetos em .NET e Eclipse para projetos em Java assim como outras plataformas que podem se conectar e usufluir do TFS.

[],
Ramon Durães
MVP, Visual Studio ALM
PSM, PSD, CSM

Para implantar uma estratégia de Application Lifecycle Management no seu projeto procure a 2PC.