Ganhe dinheiro com o Windows 8

24 de julho de 2012 Por Ramon Durães

imageCom o lançamento do novo sistema operacional da Microsoft Windows 8 que vai rodar tanto em computadores quanto tabletes teremos um mercado grande para o desenvolvimento e venda de aplicativos. Dentro do Windows 8 você terá uma lojinha para venda de seus aplicativos. Só para você ter uma ideia do tamanho do mercado só de Windows 7 estamos falando de cerca de 700 milhões de Windows 7 vendidos e hoje é sem dúvida o maior mercado.

Com as portas abertas para os novos dispostos moveis teremos mais um grande mercado adicional que você desenvolver pode se jogar construindo aplicativos usando a tecnologia MetroUI presente no Visual Studio 2012. Depois de pronto esse aplicativo é publicado na lojinha online da Microsoft que valida alguns critérios de segurança e qualidade. Uma vez disponível para venda você terá um canal de distribuição e comercialização feito pela própria Microsoft.

Com esse novo conceito de marketplace presente no Windows 8 você se encarrega apenas de produzir o app e deixa a cargo da Microsoft toda estratégia de distribuição. Ou seja aproveite essa oportunidade para colocar o seu software em um mercado global que vai crescer cada vez mais apoiado pelo tablete Surface da Microsoft e de outros fornecedores que já estão trabalhando em suas versões.

Com essa era “Pós-PC” o Windows 8 se reposiciona como excelente plataforma rodando permitindo ter um grande número de fornecedores embarcando o Windows 8 em seus hardware e aumentando a oferta no mercado acalcando um número gigantesco de usuários que são prováveis consumidores de aplicativos.

Você pode publicar um aplicativos grátis ou pago. Para aplicativos pago os preços devem girar de $1.49 a $999.99 ficando a sua remuneração em torno de 70% para cada aplicativo vendido. Após acumular $200.00 você pode solicitar a transferência para a sua conta. Caso as vendas ultrapassem $25,000 sua comissão pode chegar a 80%.

Você pode usar de vários caminhos para monetizar uma aplicação indo desde a disponibilização para testes pelo usuário por um período ou com limitações a venda de recursos e acessórios como acontece em jogos que complemente a aplicação e veiculação de publicidade dentro do aplicativo.
O ponta pé inicial é você obter o Visual Studio 2012 que estará presente nas versões (Express grátis, Professional, Premium e Ultimate) e iniciar a criação do primeiro aplicativo usando o template MetroUI permitindo a criação de aplicativos nativos para a lojinha do Windows 8. As aplicações MetroUI podem ser construídas em duas bases. A primeira usando o tradicional C#/VB.NET com XAML ou HTML5 com JavaScript consumindo apis internas disponibilizadas.

Para saber mais:
Making money with your apps through the Windows Store

[],
Ramon Durães
MVP, Visual Studio ALM
PSD, PSM, CSM

Se você busca consultoria e treinamento em Windows 8 para a a sua empresa procure a 2PC.