Entity Framework agora é Open Source

20 de julho de 2012 Por Ramon Durães

O Entity Framework é o modelo de mapeamento objeto relacional (Object-relational mapping , ORM, O/RM, and O/R mapping) implementado pela Microsoft e integrado ao Visual Studio 2012. A principal proposta é mapear as tabelas do banco de dados como classes facilitando a integração entre os dados do banco de dados que agora passam a ser tratados com objetos e sua aplicação.

Quando falamos em aumento de produtividade, padronização do código e simplificação da manutenção o uso do Entity Framework se torna cada vez mais presente como grande elo de integração possibilitando que os desenvolvedores deixem de se preocupar com consultas T-SQL ao banco de dados se relacionando apenas com os objetos retornados pelo EF diminuindo brutalmente a quantidade de código manual que você escreveria usando ADO.NET.

A versão atual do Entity Framework 5.0 será distribuída por padrão dentro do Visual Studio 2012. Em seguida o time do ADO.NET iniciará implementação da versão 6.0 que como OpenSource estará com todos código fonte disponível no Codeplex.

A Microsoft continuará mantendo um time fixo dedicado a evolução do Entity Framework e o objetivo em disponibilizar o código fonte é permitir com que outros desenvolvedores possam entender como o mesmo está implementado e sugerir melhorias criando mais funcionalidades em cada versão.

Nós utilizamos o Entity Framework em profundidade no dia a dia dos proejtos de consultoria em nossos clientes na 2PC e atende perfeitamente as demandas emergentes de empresas de ERP possibilitando a construção de uma arquitetura simples e padronizada. Um grande ponto adicional é a possibilidade de mudar o banco dados sem alterar o código fonte. A Microsoft apenas oferece o provider padrão para SQLServer mas está aberto a uso de qualquer um implementado por terceiros.

Hoje é um dia muito importante para todos que apostaram no sucesso do Entity Framework como eu e vem acompanhando o crescimento desde o lançamento. Nessa versão 5.0 mais madura tivemos uma série de novas implementações (Enum, Table-Valued functions, Spatial data types, Performance enhancements, Entity Model Designer)  que visam complementar mais ainda a visão a longo prazo da estratégia de ORM conduzida pela Microsoft que você já pode acompanhar o Road Map da versão 6.0.

Para saber mais:
Entity Framework and Open Source (ScottGu)
Entity Framework and Open Source (ADO.NET Team)

[],
Ramon Durães
MVP, Visual Studio ALM
PSD, PSM, CSD