A minha história com o Windows Phone 7

22 de maio de 2011 Por portal

imageA Microsoft deu um novo passo em sua história ao criar o Windows Phone 7 como uma plataforma nova completamente revisada e independente do legado gerado pelo Windows Mobile que acumulava problemas. No inicio eles enxergavam ocupar o mercado de mobile da mesma forma que fizeram com o de PC’s. Construíram um sistema operacional genérico para rodar no maior número de dispositivos. Na prática essa experiência foi um fracasso, pois os fabricantes começaram a colocar qualquer tipo de hardware nos aparelhos.

 

Todos que usam algum tipo de dispositivo mobile já sonhavam com um dispositivo que pudesse ficar online o tempo todo com uma tela touch screen de qualidade sem aquele lance de canetinhas ou ficar tocando com a unha. Nesse meio do caminho surgiu então o Steve Jobs que montou um hardware exclusivo de qualidade e com todos os recursos desejados provocando toda essa corrida em cima do Iphone. Graças ao Jobs que rescreveu o mercado e provocou reações positivas como o fim da era Windows mobile e inicio do Windows Phone 7.

 

O novo Windows Phone 7 requer agora uma plataforma de hardware mínima para que possa oferecer uma experiência de usuário aceitável aos padrões ‘Iphone’ garantindo assim que mesmo em fabricantes diferentes ter resultados e qualidade no uso da plataforma. Junto com o WP7 veio também uma nova interface chamada de Metro que dá essa percepção diferente de navegação indo de contra ao modelo proposto pelo Iphone e Android. Acho que foi muito positivo e corajoso da Microsoft em fazer algo diferente. O engraçado disso é essa nova interface chama mesmo a atenção e é até um pouco estranha no início, mas após acostumarmos ela mostra para que veio tornando-se muito intuitiva.

 

Eu fui aos EUA mais precisamente a nova Iorque no início desse ano decidido a comprar o meu Windows Phone 7. Depois de muitas pesquisas tinha decido pelo HTC HD7 e fui comprar. Na hora de pagar eu pensei sim umas dez vezes mais pelo valor principalmente que você acaba pagando o mesmo preço de um notebook. Eu tinha um grande receio contra a HTC, pois já tinha experimentado dois aparelhos com Windows Mobile e eram tristes de tão lentos. Um deles foi o HTC Diamond que comprei em um dia e vendi justamente no outro.

 

Por fim depois daqueles minutos conversando com os diabinhos em minha cabeça eu resolvi comprar e para ajudar na decisão eu falei se não gostar eu vendo ele assim que chegar ao Brasil. Ainda nos EUA vocês sabem o quanto nerd é ansioso para testar os gadgets liguei o cara e entrei na rede do Starbucks. Encontrar uma loja Starbucks em NYC não é difícil né e ainda mais com internet WIFI free. Dai iniciei lá mesmo os primeiros testes usando o twitter e baixando os e-mails afinal nerd não tira férias e sim alguns minutos para renderizar. Bem passei a compartilhar dessa nova experiência.

 

Ao chegar ao Brasil já estava tipo entendendo o Windows Phone 7 como o hardware que faltava em meu corpo mas foi realmente no dia a dia que comecei a ver a diferença. Voltei numa semana agitada de trabalho em São Paulo e enquanto estava na reunião chegou um e-mail de um novo cliente querendo falar comigo com urgência. Na hora enquanto conversava com um cliente eu respondi pegando mais detalhes e trocamos mais uns dois e-mails até que peguei o endereço desse novo cliente. Em função desse rápido contato o cliente ficou feliz pela velocidade na resposta e eu mais ainda, pois antecipei a reunião que estava e fui para essa nova não planejada que era em um local muito próximo de onde estava na avenida Paulista.

Acabei fechando mais um projeto novo que pagou a grana que gastei e mais uma quantidade de filhos de WP7. Todos os clientes que visitei compartilharam comigo da oportunidade de conhecer o WP7 e isso foi muito legal, pois nos renderam outros projetos.

 

Você deve está agora se falando ai que consegue monitorar seus e-mails com qualquer outra plataforma e eu não discordo de você. Eu já fazia isso com o Windows Mobile 6.5, mas sempre achei triste tudo aqui sem muito gás e comigo esse momento de oportunidade mágica aconteceu com o WP7 e resultou nessa pequena história que estou compartilhando com vocês. É um simples caso do dia a dia que vem se repetindo muito.

 

Algo interessante que também tenho observado é que mesmo com meu notebook 100% ligado para não perder tempo quando acordo (coisa de nerd, vocês entendem né) eu viciei em olhar os e-mails primeiro no Windows Phone 7 e não me pergunte o por que mas abro olho rapidamente e já tenho uma visão dos itens mais emergenciais e acho que já faço uma programação mental para tomar decisões mais rápidas se necessário.

 

A agenda de contatos no WP7 é o próprio cadastro do Facebook ou Windows Live e isso traz uma mudança brusca uma vez que caminhamos cada vez mais para comunicação social e interativa deixando a função de falar por voz cada vez em segundo plano afinal você compra um celular novo porque ele traz recurso de voz em alta definição ou recursos relacionados? Estamos cada vez mais próximos dos smartphones para usarmos como computadores pessoas dando inicio sim a base de uma nova geração pós PC.

 

Ainda falando da agenda de contatos você cadastra uma pessoa no Facebook e ela já aparece no telefone. Dai se essa pessoa atualizar alguma coisa você já fica sabendo podendo comentar e curtir se achar interessante sem precisar abrir o Facebook. Se precisar de números adicionais pode cadastrar tranquilamente que ele sincroniza. Se você já tem essa mesma pessoa no Windows Live ele junta os contatos e aparece apenas um único registro facilitando as buscas.

 

Para min que venho estudando faz um tempo essa integração das redes sociais em nosso dia a dia foi uma feliz grande surpresa perceber que a Microsoft se reconstruiu no Windows Phone 7 colocando pequenos detalhes como esse mas que somando faz uma diferença estupida uma vez que você fica viciado neles. Outro bem interessante ainda dentro desse tema é quando você tira uma foto com um clique você pode fazer o upload para o seu facebook ou pode mandar por e-mail ou outra rede social em um modelo bem simples como tem que ser.

O navegador web padrão é o internet explorer 7. A Microsoft já informou que estará liberando uma atualização para o Internet Explorer 9 com amplo suporte a HTML 5 e outras funcionalidades inclusive com suporte a flash apesar que em minha opinião com HTML 5 não precisa de mais nada. Imagina que quando chegar um update você é notificado e ele faz o update do sistema operacional da mesma forma como Iphone. Antigamente você comprava e ficava preso naquele sistema operacional.

 

O sistema de músicas é o Zune que em minha opinião é excelente já tive um aparelho e é de altíssima qualidade. Foi uma pena o Zune não ter pegado no mercado acabando que a Microsoft descontinuou a oferta de aparelhos deixando somente a infraestrutura de software dele dentro do WP7. Ele é a sua interface itunes e também roda no MAC para te ajudar a organizar a biblioteca de músicas.

 

A Microsoft incluiu também uma loja de venda de aplicativos para que você possa comprar e instalar tudo automaticamente assim como comprar músicas de seu interesse. Portanto esse é o único caminho para instalar aplicativos novos em seu aparelho. Hoje conta já com mais de 15 mil e crescendo rapidamente algo que já está se posicionando muito bem graças a força da Microsoft no mercado mundial de desenvolvimento de software. A diferença que nessa questão a Apple teve que se lançar tanto que na primeira versão não tinha um SDK e já com o WP7 a Microsoft já possui uma comunidade enorme de desenvolvedores na plataforma espalhados pelo mundo que usando ferramentas totalmente gratuitas podem construir seus aplicativos seguindo caminho muito simples.

 

Agora quando o assunto é games a plataforma do Windows Phone 7 deixa de impressionar e passa a assustar de tão bom. É que graças a toda infra estrutura do Live e XBOX e o hardware do smartphone ser muito bom tem permitido aos desenvolvedores de games criarem aplicações sensacionais usando os principais recursos do aparelho como um verdadeiro console. Em todos os testes que fiz para mais de 10 pessoas diferentes não teve um que não ficou impressionado com a qualidade do jogo need for speed um clássico conhecido de muitos. O desenvolvimento de jogos também é gratuito e feito usando Visual Studio, .NET e XNA.

 

O mais importante que observei durante esses meses de teste é que me considero viciado já no meu Windows Phone 7 me vendo igualzinho nos comerciais onde eles mostram as pessoas andando pela rua. É que é tão fácil fazer as coisas que dá gosto. É logico que estamos falando apenas de uma primeira versão que já chegou dando um norte. Ainda está faltando muita coisa a melhorar e o que me deixa contente é que isso agora é só atualização de versão não precisando  mais jogar meu aparelho fora.

 

De uma maneira geral passe a observar o ecossistema em torno da plataforma Windows Phone 7 e verá que é algo que foi planejado para ter impacto e não ser uma ação isolada vide relacionamento da Microsoft com a nokia e a compra da Skype além da distribuição em vários fornecedores de peso como Dell, HTC, Samsung, LG que estão lançando suas versões de WP7 e vão contribuir para algo muito importante que é a concorrência e o poder de escolha do consumidor. Percebam que essa estratégia de mobile está chegando agora em seu momento mais quente e ainda tem muitas novidades legais a aparecer e quem vai ganhar com tudo isso somos nos consumidores independente da plataforma utilizada.

[],
Ramon Durães