Profissionais de tecnologia não comparecem em eventos

9 de dezembro de 2010 Por Ramon Durães

imageUm assunto muito polêmico e bastante discutido é referente à realização de eventos presenciais onde os profissionais de tecnologia se inscrevem e não comparerem. Ao contrário do que muitos pensam para fazer um evento acontecer existe uma série de atividades e custos agregados. Para fazer tornando-o de graça o esforço é dobrado. É o desejo de contribuir com o próximo e com o crescimento de todos tornando o acesso o mais viável.

 

Com toda essa evolução propagada pelas redes sociais ainda percebo que está invisível para muitas pessoas à importância do networking profissional. Grande parte das oportunidades profissionais seja para emprego ou para você fechar algum tipo de negócio está diretamente ligado ao seu conhecimento no mercado. As propagandas, currículos estão perderam espaço para as indicações pessoais.

 

Participar de um evento colaborativo é a oportunidade de ampliar a sua socialização conhecendo mais pessoas que trabalham na mesma área e tecnologia o que resulta em ganhos imensuráveis pessoais e profissionais. Não adianta você ser o cara e não saber trabalhar em grupo. Formar um time é o maior diferencial na família e no mercado.

 

Eu posso falar de comunidade com força na palavra por que meu DNA é comunidade. Lidar com pessoas eu meu grande prazer e aprendizado diário. Já estou a mais de 8 anos comprometido e posso comprovar que não me arrependo nenhum minuto. De inúmeras noites com sono reduzido a varias conexões de voo para chegar em uma determinada cidade para fazer uma palestra e aprender muito com tantas lições novas e culturas diferentes da minha.

 

O que desejo hoje é plantar uma semente para todos vocês que possam compartilhar em todas as situações e não somente em um projeto de desenvolvimento de software. Procure formar um time independente do local que esteja. É muito comum e talvez prático o isolamento. Mas cabe a cada um de nós percebermos a importância de contribuir com um pouquinho do que cada um sabe fazer de melhor. Livre-se da síndrome do ocupado e reserve a sua presença.

 

Mais importante do que qualquer conteúdo de evento é a sua presença. É o seu desejo e compromisso de mudar construindo uma nova sociedade. Plante a sua boa semente e ajude a melhorar. Esse é o espirito de uma comunidade. É uma lição que devemos propagar em toda a nossa vida.

       ”Comunidade é uma vara de pescar e não o peixe. Contribua e explore todo o seu potencial.  Ramon Durães”

[],
Ramon Durães
MVP, Visual Studio ALM
Especialista em desenvolvimento de software
PSM, PSD
Consultor e autor de livros