Seja feliz com o Visual Studio 2010 Express

A linha de produtos Visual Studio Exress  foi lançada oficialmente em abril de 2006 tornando totalmente gratuito o acesso para todas as pessoas que desejam mergulhar no desenvolvimento de software na plataforma Microsoft .NET Framework usando a ferramenta mais produtiva do mercado que é o Visual Studio 2010 integrando com o banco de dados SQLServer 2008 R2 Express que também é gratuito e nessa versão oferece suporte a bancos de até 10GB que é um grande volume para projetos que estão iniciando.

1) O primeiro passo é fazer o download grautito:
Microsoft® Visual Web Developer® 2010 Express (ASP.NET)

Microsoft® Visual Basic® 2010 Express (Windows)
Microsoft® Visual C#® 2010 Express (Windows)
Microsoft® Visual C++® 2010 Express (Windows)
Visual Studio 2010 Express for Windows Phone (Mobile Windows Phone 7)
Microsoft SQL Server 2008 R2 Express (Banco de dados relacional)

2) Depois é só registrar o produto direto no Visual Studio e pronto!
image 

3) Agora é ir para a diversão
É importante lembrar que o .NET Framework também é gratuito e pode ser baixado a qualquer momento e instalado em uma estação com Windows ou servidor Web com o IIS(Internet Information Server) para rodar suas aplicações web baseadas no ASP.NET e construidas usando o Visual Studio 2010 Express.

Dentre as opções de projetos disponíveis você pode escolher entre Web (ASP.NET com Web Forms, MVC e Jquery, WebServices), Windows Forms, WPF e Silverlight para projetos baseados em RIA (Rich Internet Application) e Windows Phone 7 além de outros padrões de projetos disponíveis permitindo que coloque sua imaginação em prática e explore todo os eu potencial desenvolvendo software de qualidade profissional e conquiste uma nova colocação no mercado.

4) O seu sucesso em poucos cliques
Conforme você observou não precisa comprar nenhuma ferramenta para usar o Visual Studio e nem comprar o .NET que é totalmente gratuito. Com isso suas portas estão abertas para o mundo do desenvolvimento de software profissional permitindo que se posicione no mercado mais crescente atual conquistando um grande espaço colocando em prática todo o seu conhecimento adquirido aliando com a melhor e mais produtiva plataforma de desenvolvimento completamente voltada para oferecer ao desenvolvedor todo o ecossistema necessário a criação do seu software.

5) Não tem que ser difícil
Eu criei a frase  “Não tem que ser difícil” justamente no inicio do .NET Framework quando tive acesso aos primeiros betas e pude conhecer toda estratégia de desenvolvimento que estava sendo construída pela Microsoft que continua evoluindo ano a ano tornando-se hoje a primeira opção nas empresas para desenvolvimento de aplicações profissionais justamente por ali as melhores tecnologias para o desenvolvedor como produção de software com produtividade, qualidade.

6) Interoperabilidade

Uma aplicação desenvolvida usando ASP.NET escrita usando Visual Studio nas linguagens de desenvolvimento Visual Basic.NET ou C# (CSharp) será publicada em um servidor web e pode ser acessada pela internet através de qualquer navegador web seja usando Windows, Linux, MAC ou outra plataforma. A mesma coisa acontece com os projetos em Silverlight que são acessíveis em browsers usando Windows, Linux e MAC OS.

Caso precise trocar informações com outras plataformas pode facilmente construir Web Services baseados em XML na plataforma .NET e trocar dados com qualquer plataforma integrando suas aplicações com o mundo. Em pouco tempo você descobrira por si próprio o por que do sucesso do desenvolvedor .NET e os benefícios na construção de aplicações profissionais de alto desempenho como é o caso do ASP.NET que é imbatível tanto para desenvolver, quanto para testar e distribuir em cenários de grandes volumes.

7) Open Source no Codeplex.com
O portal CodePlex é um canal aberto para a publicação de projetos Open Source. Hospede e gerencie seus projetos Open Source por lá e comaprtilhe seu código com toda a comunidade .NET. Aproveite e pesquise por projetos de seu interesse e obtenha o código fonte para estudar.

Você já está utilizando então participe nos comentários e comente a sua experiência com as ferramentas express.

Para saber mais:
Microsoft Express
Visual Studio Express FAQ

[],
Ramon Durães
Não tem que ser dificil
MVP, Visual Studio ALM
PSD, Professional Scrum Developer
PSM, Professional Scrum Master
Especialista em desenvolvimento de software