Rumo ao Teched Brasil 2010

10 de setembro de 2010 Por Ramon Durães

Teched 2010Chegou o momento das preparações finais para o Microsoft Teched Brasil 2010  que acontecerá na semana de 13/09/2010  em São Paulo e você pode acompanhar também pelo twitter na hashtag #techedbr. Esse ano estarei palestrando mais uma vez sobre Team Foundation Server (TFS). Esse será o meu sexto ano como palestrante e não posso deixar de registrar o quanto estou feliz. Durante o teched tenho a oportunidade de rever grandes amigos e conversar bastante sobre tecnologia.

Nas últimas duas semanas estive bem apertado em termos de agenda pois estive envolvido em duas grandes implementações de Application Lifecycle Management (ALM) usando Team Foundation Server 2010 e Visual Studio 2010 e foi uma grande oportunidade para ir esquentando sobre os assuntos que tinha planejado para falar na palestra.

Eu ainda consegui arrumar tempo para preparar dois artigos para revistas. O primeiro dele será publicado na revista Mundo.NET certamente na próxima edição após essa data. Saiu também uma entrevista na nova revista Wide publicada nesse mês de setembro.

O principal objetivo da minha palestra é justamente quebrar todos os paradigmas em torno do uso do Team Foundation Server em qualquer tipo de projeto de desenvolvimento de software. Desde 2005 tenho utilizado a plataforma em cliente e acompanho sua evolução sendo um dos pioneiros no Brasil sobre o tema onde publiquei inclusive um livro e alguns treinamentos em cd.

Em todos clientes que trabalho por todo o Brasil realizando consultoria sempre pego um feedback sobre a opinião deles em relação a maturidade conquistada no projeto com uso de uma plataforma real e integrada de Application Lifecycle Management (ALM) e todos são unanimes em registrar a satisfação em função dos rápidos resultados. E olhe que estamos falando de clientes em todos os tamanhos de projetos.

Com essa palestra no Teched com o tema “Primeiros passos no Team Foundation Server 2010” estarei justamente abrindo a ampla discussão sobre a importância de informatizar um projeto de desenvolvimento. Imagine que é o nosso dia a dia criar soluções para terceiros e acabamos por não informatizar o nosso próprio projeto. É dentro dessa lacuna que entra justamente o TFS oferecendo uma ampla colaboração para todos os envolvidos possibilitando o acompanhamento do inicio ao fim integrando as informações, valorizando a qualidade de software e permitindo a todos uma ampla visão gerencial.

Quer fazer algo diferente em seu projeto? Então apareça por lá na palestra ou me procure no corredor para convesamos. Tenha certeza que posso ajudar em todas as etapas do seu ciclo de desenvolvimento tornando o mais ágil e produtivo. Entre em contato!

[],
Ramon Durães
MVP, Visual Studio ALM
PSD, Professional Scrum Developer
PSM, Professional Scrum Master
Especiaista em desenvolvimento de software