Integrando Oracle com .NET

10 de agosto de 2010 Por Ramon Durães

A Microsoft desenvolveu nos primeiros anos do .NET um provider nativo de integração com o banco de dados Oracle conhecido como System.Data.OracleClient (OracleClient) que teve sua evolução descontinuada ficando a cargo de cada fabricante de banco de dados a construção de seus providers de integração nativa conforme as especificações disponibilizadas.

A Oracle lançou um portal especifico denominado de Oracle .NET Developer Center para disponibilizar todas as informações para que desenvolvedores .NET que usam oracle como bando de dados possam obter os provides para integração como o ODP.NET.

O Oracle Data Provider for .NET é um conjunto de classes que permite a você ter acesso nativo ao banco de dados Oracle.

Utilize o Oracle Developer Tools for Visual Studio para ter suporte via Server Explorer do Visual Studio ao banco de dados oracle conectando e manipulando dos objetos.

Utilize o Oracle Database Extensions for .NET para criar código gerenciado em .NET no lugar de usar PL/SQL dentro do banco de dados. Com isso terá uma Stored Procure totalmente em .NET

Utilize o Oracle Providers for ASP.NET para usar toda a estrutura de gerencia de usuários e personalização do ASP.NET (Membership Provider, Role Provider, Site Map Provider,Session State Provider,Profile Provider,Web Events Provider,Web Parts Personalization Provider,Cache Dependency Provider).

E com o Visual Studio 2010 e consolidação do Entity Framework 4.0 a Oracle na informou que está dedicada na preparação de um provider ODP.NET with Entity Framework até o final de 2010.

Como você pode observar todos os fabricantes estão se movimentando rápidamente para oferecer as melhores soluções de conexão usando a plataforma Microsoft .NET Framework dispensando o acesso nativo usado pelo mercado via OLEDB/ODBC.

Outras empresas estão trabalhando também em vários provides de acesso aos banco de dados no mercado criando integrações para o Entity Framework 4.0.

[],
Ramon Durães
Especialista em desenvolvimento de software
MVP Visual Studio ALM
PSM, PSD