Você é um Hachiko em seus projetos ?

1 de maio de 2010 Por Ramon Durães

Hachiko Eu conheci a história do Hachiko por meio do filme A Dog’s Story (2009) que é baseado em fatos reais e traz para o mundo real a história de lealdade de um cão e seu dono durante toda a sua vida. O Hachiko foi um cão da raça AKITA trazido a Tóquio pelo seu dono. Criado com muito carinho e atenção e apelidado de Hachi que o acompanhava diariamente até uma estação de trem onde aguardava o retorno de seu dono no final do dia. Após a morte repentina do dono Hachiko continuou indo a estação todos os dias por cerca de 10 anos aguardando atentamente entre as pessoas que passavam pelo seu dono até a sua morte.

Eu fiquei muito encatado com essa história por que além de adorar animais nos chama a atenção para um assunto muito importante atualmente associado à lealdade que é o comprometimento. Mesmo diante das mais diversas adversidades como fome e frio que não demoveram o Hachiko de sua missão de aguardar o seu dono todos os dias na estação de trem.

Eu encontro cenários diariariamente desses em projetos nos clientes onde podemos visualizar claramente a velha história do porco e da galinha que separa os comprometidos dos envolvidos no projeto. Por mais entrosado que esteja a sua equipe é fundamental você ter certeza com quem realmente pode contar principalmente nos momentos de dificuldades, pois nem tudo é felicidade e os desafios são grandes divisores para observamos onde realmente estão os Hachikos.

Em uma reunião de brainstorm eu perguntei a todos individualmente qual era o seu papel no projeto e somente os comprometidos conseguiram responder corretamente a pergunta nos deixando claro quem realmente estava disposto a ir até o fim com suas tarefas se comprometendo com prazos e qualidade nas suas entregas.

Depois eu perguntei por que uns estavam conseguindo entregar e outros não e a resposta foi decisiva para separar a equipe comprometida da envolvida e criar planos de reciclagem ou substituição com o objetivo de garantir a entrega das funcionalidades conforme os objetivos dos projetos.

Durante toda a minha vida eu fui um Hachiko em meus projetos mesmo sem conhecer essa linda história. Acredito na vitória dos desafios e no comprometimento com os objetivos que só nos ajudam a crescer e nos tonarem cada vez mais fortes e reconhecidos pelas entregas realizadas. Você é um Hachiko em seus projetos? Continue participando sobre esse tema nos comentários.

[],
Ramon Durães
MVP, Visual Studio ALM