Blu é o Iphone do Twitter feito em WPF

19 de junho de 2009 Por portal

O Twitter é o grande fenômeno na internet que cresce a cada dia o número de usuários usando. Em paralelo estamos encontrando cada vez mais aplicações que agregam valor no uso do Twitter facilitando a sua operação.

Dentro desse contexto que estou apresentando hoje o Blu que é um cliente para que você acompanhe o Twitter diretamente do Windows. O grande diferencial do Blu é sua interface totalmente baseada em WPF (Windows Presentation Foundation) e sua distribuição baseada no click once que é um mecanismo de distribuição de aplicações Windows forms.

Estou comentando hoje com vocês desse aplicado não só pelo seu uso em conjunto com o Twitter, mas também por representar um bom exemplo de aplicação Windows implementada em WPF e distribuída pela web. Para os desenvolvedores Windows forms é mais uma quebra de paradigma e novas oportunidades de aplicações.

Agora chegou o momento de testar o Blu. É só fazer o download que ele vai carregar instalar em seu computador. Após rodar ele vai pedir usuário e senha conforme exemplo abaixo:

image

Fave – Seus favoritos
Home – Todos as pessoas que você acompanha (Ele faz rolagem)
Replies – Respostas para você
Direct – Mensagens particulares para você
Update – Enviar uma atualização
Reflesh – Atualizar

image

Uma coisa interessante é que como o Twitter permite que várias pessoas conversem ao mesmo tempo as vezes você fica perdido sem saber a origem da conversa. Aqui no Blu você clica no local indicado na figura abaixo e já visualiza a relação com o post original.

image

image

Outra coisa muito interessante é quando você quer adicionar uma imagem em complemento ao seu post. Basta arrastar a mesma que ela já fica vinculada conforme a figura abaixo.

image 

O Twitter têm transformado em muito a comunicação na internet. Ver esse exemplo em WPF me fez voltar no tempo desde quando começamos a falar sobre isso nas palestras que era uma tecnologia para transformar o padrão “Windows” de janela que conhecíamos e agora está ai na prática essa realidade.

Nessa mesma oportunidade quero aproveitar para registrar que agora com o Silverlight 3 nós poderemos fazer esse tipo de aplicação usando WPF que roda em qualquer local fora do browser e sistema operacional. Por isso continue atento ao Silverlight pois muitas novidades vão aparecer nos próximos meses.

Aproveite e fique atualizado me acompanhando no Twitter em @ramonduraes

[],
Ramon Durães
MVP, Especialista em Visual Studio Team System
Ramon acompanhou várias evoluções DOS > Win > Web > Silverlight > ANY e está feliz com essa grande novidade.