Desenvolvendo em camadas

18 de junho de 2009 Por portal

Já faz muito tempo que o tema desenvolvimento em camadas é discutido (N-tier/multitier). Dentro do mesmo temos várias ramificações desde modelos simples a complexos de implementação. Com freqüência durante acompanhamento de projetos em clientes me deparo com questões ligadas a esse tema que está dentro da área de arquitetura de software.

Tenho encontrado equipes muito boas de desenvolvimento que às vezes acabam deixando passar questões simples na arquitetura do software apensar de terem pleno conhecimento de como fazer. Isso é bom por que com poucas orientações os projetos são facilmente estruturados.

Agora com o Visual Studio Team System 2010 acredito que os clientes terão um novo rumo, pois passaram a contar com um novo diagrama dentro do Visual Studio voltado para esse tema. A idéia é exibir de forma visual se alguma implementação está quebrando esse conceito de arquitetura que foi definido para o projeto.

Na prática você terá informações visuais e validadores para identificar se alguém está literalmente furando a fila e acessando diretamente uma camada prejudicando a arquitetura do projeto. Outra pergunta comum é até para saber como o sistema está funcionando, pois ele já faz essa documentação.

Desenvolvendo em camadas visual studio team system 2010 

Esse tema é muito interessante e volterei a falar em breve. Participe!

[],
Ramon Durães
MVP, Especialista em Visual Studio Team System
Investir na arquitetura de software hoje é preparar o seu projeto para o futuro.