Por que tirar a Certificação Microsoft ?

9 de junho de 2009 Por portal

Já faz algum tempo que venho divulgando os exames de certificação Microsoft aqui no blog e sempre recebo questionamentos sobre a importância de se fazer uma prova de certificação.
Ao longo dos anos em todas as empresas que trabalhei eu sempre levei em consideração na hora de contratar uma pessoa se ela era certificada ou não. Pois dentre dois currículos o profissional certificado sem dúvida passa na frente. O mercado busca soluções e não perda de tempo.

A certificação Microsoft é valida em todo o mundo o que já se torna mais um grande agregador de valor na sua carreira uma vez que vivemos em um mundo cada vez mais globalizado e não está fora de cogitação qualquer profissional de tecnologia ter que trabalhar nos EUA ou em uma empresa multinacional.

Em minha opinião a certificação demonstra além da proficiência técnica em determinada tecnologia o empenho do profissional na sua carreira. Eu valorizo os profissionais que buscam se atualizar a carreira e que tenham objetivos em longo prazo, pois são os mais empenhados em resultados nos projetos.

Segue abaixo uma compilação das principais dúvidas:

a) A certificação substitui o curso superior?
Não, você não deve lagar o seu curso superior em prol da certificação. O ideal é fazer os dois em paralelo. Terminar o seu curso e complementar com as provas de certificação. Você também pode optar pelos cursos superiores de curta duração mais focados no mercado de trabalho.

b) Os exames de certificação são complicados ?
As provas são baseadas em questões do dia a dia. O melhor caminho é você focar na prova relacionada a tecnologia que você já está trabalhando. Portanto se você trabalha com Web então busque uma prova relacionada a ASP.NET.

c) Onde posso tirar as dúvidas sobre o programa de certificação da Microsoft?
http://www.microsoft.com/brasil/certifique
http://www.microsoft.com/learning/mcp/certifications.mspx
http://www.microsoft.com/learning/mcp/certifications.mspx

d) Onde faço a prova de certificação?
As provas de certificação são feitas pela empresa Prometric e os agendamentos são feitos diretamente no site. Você precisa usar um cartão de crédito internacional. Durante o registro você vai escolher o local, data e a prova.

d) Se eu perder na prova o que acontece?
O procedimento padrão é você ter que pagar e agendar um novo exame. Geralmente um mês depois. Em algumas momentos a Microsoft faz campanhas extras oferecendo uma segunda chance de graça. Nesse caso você obter um código promocional da campanha para usar durante o registro da prova.

e) Por onde inicio a minha carreira de certificação?
A carreira de certificação é baseada em provas conquistadas. Fazendo a primeira prova você já vira MCP (Microsoft Certified Professional). Depois você vai evoluir para o MCTS (Microsoft Certified Technology Specialist ) demonstrando o seu conhecimento em uma determinada tecnologia. E depois com uma boa experiência você já vai atualizar para o Microsoft Certified Professional Developer (MCPD). O importante é você entender que é uma evolução.

f) Como me organizo para tirar o MCTS em Web?

Para você que desenvolve para web usando o Visual Studio 2008 e pretende ser certificado em Web vai precisar fazer duas provas: 70-536 e 70-562. A prova 70-536 é hoje a prova básica para qualquer certificação na área de desenvolvimento. A prova 70-562 é direcionada para o desenvolvimento Web usando o Visual Studio.

g) Qual prova eu agendo primeiro ?
Eu recomendo você optar pela que você tem mais prática. Na minha opinião pessoal eu iria para a 70-562 e depois estudaria a 70-536. Cada prova tem um site indicando os tópicos da mesma.

Agora que você já tem um checklist aproveite e planeje a sua carreira profissional. Hoje o que mais temos no mercado são oportunidades de trabalho que requerem profissionais qualificados. Portanto não perca tempo e faça a diferença!

Para você que é pessoa física e quer iniciar os estudos em casa uma ótima opção é iniciar com treinamentos em vídeo focados em necessidades especificas. E participar de comunidades como a Desenvolvendo para Web e VSTS Brasil.

Caso você trabalhe em alguma empresa e tenha algum projeto de software envolvido então o melhor caminho é optar por um apoio especializado. Entre em contato com a empresa 2PC Consultoria & Treinamentos em plataforma Microsoft.

[],
Ramon Durães
MVP, Especialista em Visual Studio Team System
Ramon sempre apostou na sua carreira e na plataforma Microsoft