Aplicando TDD no Visual Studio Team System 2010
07/08/2009Um dos maiores problemas que temos atualmente nos projetos ligados ao desenvolvimento de software são relacionados a qualidade de software. A falta de um controle efetivo acaba por propagar em todo o projeto prejudicando o cronograma e a satisfação dos clientes.
O Test-driven development (TDD) é uma técnica aplicada no desenvolvimento ágil de software
onde primeiro desenvolvemos os testes e depois implementamos as regras de negócio. A proposta é ter justamente os testes para ir validando já o sistema a medida que for desenvolvido.
O Visual Studio Team System 2010 oferece suporte ao TDD e estarei demonstrando para você
logo abaixo como é feita essa implementação. No exemplo abaixo nós temos um exemplo de teste unitário. O detalhe importante é que a classe Projeto não existe ainda.
1: namespace TDD.Demo
2: { 3: [TestClass]4: public class ClassTDDDemo
5: { 6: [TestMethod]7: public void Testando()
8: {9: Projeto p = new Projeto();
10: int valor1 = 10;
11: int valor2 = 20;
12: int retorno;
13: int esperado = 30;
14: retorno = p.Somar(valor1, valor2); 15: Assert.AreEqual(esperado, retorno); 16: } 17: } 18: }
O próximo passo então é clicar em Projeto com o botão direito do mouse e solicitar a geração da classe conforme exemplo abaixo.
Depois você vai escolher onde será gerada a sua classe de negócio conforme o exemplo apreentado abaixo.

Após confirmar você terá a nova classe criada. Você deve repetir também os passos para os métodos que deseja implementar.
1: namespace Negocio01
2: {3: public class Projeto
4: {5: public int Somar(int valor1, int valor2)
6: {7: throw new NotImplementedException();
8: } 9: } 10: }
Agora é só escrever a sua regra de negócio que ao terminar basta rodar os testes unitários que já foram criados antes mesmo da códificação de negócio.
Testar software é fundamental para atendermos um mercado cada vez mais exigente por qualidade de software. Portanto é necessário adaptar a sua empresa e seu projeto informatizando a sua área de controle de qualidade.
O que você achou? Continue o tema participando nos comentários. Aproveite e cadastre-se também em nossa rede social.
[],
Ramon Durães
MVP, Especialista em Visual Stduio Team System
Ramon se diverte testando software