Palestra no Containers Nights 2023 – Microsoft Reactor

4 de novembro de 2023 Por Ramon Durães

No dia 27/10/2023, tive o prazer de fazer uma apresentação no evento “Containers Night 2023”, que ocorreu no Microsoft Reactor em São Paulo, juntamente com Renato Groffe e Milton Camara Gomes. Durante o evento, exploramos o tema dos Azure Container Apps, uma abordagem inovadora de containers serverless, e eu tive a oportunidade de demonstrar como a plataforma Devprime pode acelerar o desenvolvimento de microsserviços nesse ambiente serverless.

Na primeira parte da palestra, Renato e Milton detalharam os fundamentos dos Azure Container Apps, abordando aspectos como a plataforma de containers serverless, a precificação e os principais conceitos relacionados. Eles destacaram as diferenças entre esse serviço inovador baseado em Kubernetes e as soluções tradicionais, enfatizando a simplicidade de uso, especialmente para aqueles que buscam uma solução rápida, econômica e escalável. Uma característica notável dos Azure Container Apps é a capacidade de ter zero réplicas quando o serviço não está em demanda, evitando assim custos desnecessários.

Em minha parte da palestra, realizamos a implementação de um microsserviço do zero até a produção, tudo ao vivo. Isso só foi possível graças à tecnologia inovadora da plataforma Devprime, que acelera a produtividade dos desenvolvedores de software e permite economizar cerca de 70% nos custos de desenvolvimento de software de backend.

Para a criação do microsserviço, utilizamos o comando “dp new” e, em seguida, empregamos um script disponível no github da Devprime que combinava várias tecnologias, incluindo Docker, Powershell e Biceps. Isso nos permitiu criar uma série de serviços gerenciados no Azure, incluindo o Azure Cosmos DB para MongoDB, Azure Container Apps Environment, Event Hubs Namespace (Kafka), Log Analytics Workspace, Azure Container App (Microsserviço Order) e Azure Container App (Microsserviço Payment), além do Azure Container Registry, que foram essenciais para a estrutura do ambiente de exemplo.

Sempre fico entusiasmado em compartilhar minhas experiências com a comunidade de desenvolvimento de software e esta ocasião não foi exceção. Agradeço a todos que participaram e contribuíram para tornar o evento um sucesso.

Até a próxima!!! Cadastre-se na Devprime.

Ramon Durães
CEO, Devprime