Orgulho de ser desenvolvedor de software

17 de novembro de 2016 Por Ramon Durães

x-default

A tecnologia hoje faz parte do dia a dia das pessoas e tem atuado como elo de transformação das relações pessoais conectando e se tornando tanto comum que ninguém mais se discute definindo como um novo padrão.

Eu me lembro quando decidi atuar na área de software faz cerca de 20 anos e na época era estranho desistir de uma carreira tradicional e optar por uma carreira de tecnologia que não teria o futuro e nem os resultados das carreiras mais tradicionais.

Hoje vivendo o futuro (“meu presente”) que era ainda distante da época que tomei a decisão de me dedicar ao meu sonho vejo o quanto se tornou comum e até uma das primeiras opções no mercado a carreira de tecnologia. Como qualquer profissão é fundamental muito estudo, constante adaptação a mudança.

Em minha opinião hoje depois de uma longa jornada no mercado de software eu compartilho o entendimento que todos devem aprender a desenvolver o primeiro aplicativo ainda no colegial mesmo que essa não seja a sua opção futura. O fato é que o conceito da tecnologia, raciocínio lógico de como as coisas funcionam vão transformar o profissional de qualquer carreira em um profissional digital.

.

 

Ao observar a entrada de um novo estudante para a área de tecnologia eu vejo as famílias felizes com o sonho de um novo futuro para o jovem promissor. Por mais que eu sonhasse e vivesse esse sonho eu não imaginava que a transformação viesse a acontecer de forma tão rápida. O profissional de software hoje tem um papel crucial na sociedade projetando e desenvolvendo aplicativos, soluções que interferem no dia a dia de milhões de pessoas.

Eu tenho muito orgulho de pertencer ao mercado de software, de ser um nerd adaptado a modernidade e de poder viver esse momento mágico onde a minha mãe usa um Smartphone para se comunicar. Quando eu paro para estudar o tamanho do impacto proporcionado pela tecnologia na vida das pessoas, nas empresas e na sociedade como um todo é como se me conecta-se em um carregador de energia aditivada.

Uma parte do meu trabalho é feita com empresas que desenvolvem software e/ou utilizam o software internamente como o mecanismo de gestão, eficiência e digitalização dos negócios em áreas que vocês nem imaginam, mas nos bastidores muitos desenvolveres trabalham intensamente para garantir a evolução de aplicações que se comunicam com o seu dia a dia sem nem mesmo você perceber.

Cada projeto novo de um cliente vai muito além do resultado financeiro que já muito satisfatório principalmente fazendo o que se ama, mas o melhor resultado é a satisfação de contribuir positivamente de alguma forma com a vida de milhares de pessoas simplesmente desenvolvendo software.

.

Até a próxima !!!

Ramon Durães
CEO,
2PC
MVP, Visual Studio
PSM, CSM, LKU

Esse artigo é um oferecimento da 2PC. Entre em contato para modernização de aplicações, Devops, Visual Studio e arquitetura de software.