O custo de um bug em um software

21 de setembro de 2016 Por Ramon Durães

O custo de um bug em um software

O custo de um bug hoje está mais caro que o mesmo bug 10 anos atrás e essa dor latente sempre provoca muitas discussões na indústria de software. Um problema de software hoje pode trazer danos desproporcionais ao negócio, pessoas e tudo ao redor. Essa é a nova realidade do alcance das aplicações e que precisa ser encarada de frente pela indústria de software.

Durante anos a qualidade tem sido deixada de lado em prol de uma política de entrega “virtual” mais conhecida como “vai fazendo” em uma nuvem de retrabalho, que segundo pesquisas do Forrester Research podemos comprovar que o custo de manter o software é mais caro comparado ao desenvolvimento. Segundo o Forrester um bug custa 30x mais quando em produção e sem levar em conta todo o ecossistema ao redor.

A realidade do mercado é que quanto mais pessoas são agregadas no projeto maior e mais complexo fica a manutenção chegando ao ponto de algumas empresas optarem por tentarem congelar os projetos para garantir a mínima sobrevivência do negócio.

O retrabalho devido a falhas de implementação, duplicação de código, problemas de performance, problemas de codificação contaminam praticamente toda a aplicação contribuindo diretamente para o custo total do software.

Esse custo do débito técnico pode ser desproporcional a capacidade da equipe de resolver comprometendo na maioria das vezes a continuidade do projeto sendo necessário descartar completamente todo o software implementado.

O custo do software está relacionado a toda estratégia aplicada no desenvolvimento do software. Existe uma confusão muito grande entre usar uma “tecnologia nova” e usar uma “nova estratégia” para desenvolver as aplicações. Na prática o que acontece em 99% dos projetos é o uso de novas tecnologias aplicando as mesmas estratégias antigas resultando numa propagação do problema.

 

Espero que tenha gostado e fique a vontade para compartilhar, curtir e conversar sobre o tema nos comentários. Entre em contato para conversamos sobre o seu projeto.

 

[],

 

Ramon Durães

CEO, 2PC

MVP, Visual Studio ALM

PSM, CSM, PSD, LKU

Para saber mais visite http://www.2pc.com.br