Inicie gratuitamente um projeto DevOps no VSTS

18 de fevereiro de 2016 Por Ramon Durães

Utilize GIT/TFS no VSTS grátis para 5 usuários

A Microsoft lançou faz 10 anos o Team Foundation Server (TFS) como base para projetos de Application Lifecycle Management (ALM) onde tive a oportunidade de contribuir com a divulgação e conceitos de estratégia no Brasil. A proposta era oferecer uma estratégia integrando colaboração no projeto de desenvolvimento de software desde gestão de projetos, gestão de código, qualidade de software, automação de Build e Release e demais recursos que complementam o que conhecemos hoje de forma unificada como DevOps.

Com o passar dos anos foi lançado o Team Foundation Server Express gratuito para 5 usuários e posteriormente evoluiu toda a solução para o conceito de Visual Studio Online (VSO) que agora foi batizado de Visual Studio Team Services ou simplesmente VSTS.

Se você esteve no lançamento do TFS toda a solução de ALM na época chamava-se Visual Studio Team System (VSTS). Uma coincidência com o nome atual da solução de DevOps na nuvem da Microsoft.

Agora que você está sintonizado o VSTS oferece uma plataforma 100% em nuvem gerenciada pela Microsoft como a melhor solução do mercado em DevOps suportando os protocolos de controle de versão TFVC (Team Foundation Version Control) e GIT permitindo integrar projetos em .NET / Java / IOS / Android e qualquer plataforma de desenvolvimento que suporte esses protocolos alinhado ao suporte de planejamento ágil usando Scrum e Kanban, serviço de Build online, Serviço de orquestração de release (Release Management) e demais recursos para qualquer tamanho de projetos tendo plano de uso iniciando gratuitamente para 5 usuários.

Hoje 16/02/2016 eu recebi um Email abaixo onde ocultei o remetente deixando apenas a parte que nos interessa que pode ser uma dúvida de muitos de vocês seja na esfera acadêmica ou mesmo dentro das empresas.

“Ramon, Boa Tarde! Desculpas em está tomando um pouco do seu precioso tempo, mas será que poderia me ajudar? Estou desenvolvendo um projeto na FACU e estamos em 3 colaboradores em Visual Studio 2012 para não ficar jogando as fontes em um dropbox da vida e correr o risco de perder linhas de código e/ou quem sabe perder forms, que programa poderia usar? Sabia que no VB6 existia o SourceSafe que era show, não permitia dois colaboradores mexer no mesmo form ao mesmo tempo já que o outro só poderia fazer Check in quando o outro fizesse um check out, o GitHub pelo que escutei todo mundo pode ver seu código, isso não seria interessante saberia algum do tipo que pudesse fazer isso mais Free. Desde já grato pela atenção.”

Alguns fatos relevantes:

1) A Microsoft oferece o Visual Studio Community gratuito para uso individual em projetos pessoais onde você pode construir um aplicativo e publicar em qualquer lugar.

2) O Visual Studio Team Services (VSTS) oferece gratuitamente uma conta de 5 usuários para projetos privados hospedados e gerenciados na nuvem Microsoft podendo usar para a sua empresa e contratar usuários adicionais conforme a necessidade.
3) Você pode contratar a IDE do Visual Studio (Professional / Enterprise) e utilizar na sua empresa pagando mensalmente pelo uso sem a necessidade de aquisição total.

4) Se você possui o Visual Studio com o contrato de atualização que chama-se MSDN automaticamente você já está habilitado gratuitamente para usar o VSTS. Portanto se usa empresa tem 100 programadores com MSDN todos eles podem usar o VSTS gratuitamente sem custo para empresa. Inicie o movimento  “Vamos ao DevOps”.
4) Para uma grande maioria parece estranho o desconhecimento da gestão de código fonte e/ou gerencia de configuração de software para ser mais especifico. No entanto encontramos ainda no mercado projetos de software sem gestão do fontes e uma grande maioria que possui gestão de código faz da forma errada (~90%).
5) Muitas empresas conhecidas no mercado ainda trabalham de forma arcaica perdendo produtividade e comprometendo a qualidade do software soltando versões completamente contaminadas com código errado e deixando a cargo do cliente validar. Cobre do seu fornecedor de software uma responsabilidade técnica dos produtos entregues.

6) Durante 10 anos nós trabalhamos com clientes definindo uma estratégia de Software Configuration Management (SCM) aderente ao negócio como um dos pilares de ALM / DevOps. A gestão de código não tem uma receita de bolo pronta e é nesse ponto que todos erram e comprometem a aplicação. Muitas das vezes me deparo com cenários absurdos e um dreno natural de recursos.

7) A falta de conhecimento dos conceitos de Build vs Release induz ao erro de tentar promover código e não a versão (Código compilado) para as aprovações na qualidade, homologação e afins. Temas como arquitetura de software e engenharia de software prestam relevante serviço ao negócio de tecnologia e não devem ser ignoradas. Para ter mais resultado em projetos de software precisa inovar.

8) Um processo de Build & Release é fundamental para tirar a responsabilidade manual de gerar e promover versões e garantir que a versão que está em produção é realmente a versão que deveria ter sido publicado ou que essa versão roda realmente em produção visto que simples dependências de componentes podem comprometer.

9) O dinheiro perdido com retrabalho nos projetos de software patrocinam qualquer iniciativa de inovação. As empresas erram e insistem em acreditar que o erro é natural do negócio. Tornar o processo de software colaborativo, ágil e incremental tem que ser uma premissa de sobrevivência e estratégia na cabeça de todos.

10) Um projeto de software é uma soma de um conjunto de fatores e gestão do código é sempre deixada de lado como se apenas um Check-In / Check-Out fosse a solução para todos os problemas inclusive para evitar a perda de código.

Para enfrentar o mercado e conquistar o consumidor tem que inovar oferecendo produtos de altíssima qualidade. Se deseja produzir precisa pensar em qualidade durante todo o desenvolvimento. Implantar um processo de DevOps ajuda a remover essas barreiras naturais na publicação das aplicações somados a um processo ágil de desenvolvimento e uma estratégia solida de arquitetura de software baseada em padronização, reuso você finalmente poderá iniciar um processo de transformação.

Para criar o seu projeto
http://www.visualstudio.com

Até a próxima !!

Ramon Durães
CEO, 2PC IT Services
MVP, Visual Studio ALM
PSM, CSM, PSD, LKU

O seu projeto está no momento de modernização das aplicações? Faça contato conosco que direcionaremos a melhor estratégia em Arquitetura de software, Visual Studio e DevOps.