Introdução o Visual Studio Team Services

6 de dezembro de 2015 Por Ramon Durães

Introdução o Visual Studio Team Services
A Microsoft lançou um novo nome para a sua plataforma de DevOps em nuvem que passou a se chamar Visual Studio Team Services ou mesmo VSTS. O VSTS oferece uma plataforma completa totalmente baseada em nuvem para gestão de aplicações cobrindo a gestão do código fonte, planejamento ágil, gestão da qualidade, geração de versões e gestão de release.  Se você já conhece o Team Foundation Server (TFS) já está familiarizado com todo o conceito de ALM / DevOps oferecido na plataforma Microsoft.

O Visual Studio Team Services  (VSTS) inicia gratuito para 05 usuários o que permite que você inicie imediatamente seja de forma individual ou uma pequena empresa. Outro fator de grande importância é que agora você também pode usar o Visual Studio no formato de aluguel e pagar apenas no mês que precisar utilizar no caso das empresas.

Se você trabalha com Java usando o Eclipse ou mesmo desenvolve aplicativos para IOS também trabalhará integrado ao VSTS seja usando GIT ou TFS. Já comentei algumas vezes o excelente trabalho que a equipe do Visual Studio tem feito oferecendo o protocolo padrão do GIT porém com o suporte enterprise do Visual Studio Team Services e facilidades de integração dentro do próprio Visual Studio.

Hoje você pode contratar testes de carga gerando milhares de requisições para validar a performance de uma aplicação e suportar projetos como o Black Friday, pagar o serviço de Build e Release conforme a sua utilização e beneficiando de todo o gerenciamento, backup, atualização e SLA oferecido diretamente pela Microsoft.

Um recurso legal que agrada muito as empresas é o suporte a autenticação com o AD corporativo graças ao sincronismo existente na plataforma do Azure. Na pratica você terá o VSTS no Cloud Microsoft usando o mesmo usuário existente do AD corporativo.

Para dar o primeiro passo no DevOps crie hoje mesmo uma conta para a sua empresa no Visual Studio Team Services visitando o endereço em http://www.visualstudio.com

Junte-se a esse movimento de transformação digital, construindo aplicações Enterprise utilizando novas tecnologias para gerar novos negócios. Faça contato e conversaremos na 2PC a respeito.

Até a próxima !!!! Dúvidas use os comentários !!!!!!!!

Ramon Durães
CEO, 2PC IT Services
MVP, Visual Studio ALM
PSM, CSM, PSD, LKU