Ampliando a internet na casa usando a rede elétrica

7 de setembro de 2015 Por Ramon Durães

image

Ao mudar para um novo endereço eu me dei conta que o sinal wireless da internet estava muito fraco devido ao router wireless está em outro cômodo da sala. Imaginem agora como eu fiquei tenso com esse pequeno probleminha doméstico. Em função disso iniciei uma série de estudos para ver o que fazer para ter o sinal wifi em toda a minha residência.

Já faz muitos anos que desenvolveram um tecnologia para conectar internet usando a rede elétrica. Alguns amigos já tinham me comentado que tinham comprado os adaptadores, porém eu nunca tinha experimentado até que quebrando a minha cabeça sobre qual roteador comprar me veio a lembrança dessa tecnologia que caiu muito bem para a minha necessidade.

O primeiro equipamento Plug & Play que achei foi o TL-WPA4220KIT da TP-LINK. Para terem ideia do meu desespero com esse problema de falta de WIFI que sai a noite para comprar na última loja aberta esse powerline.

A tecnologia funciona de forma muito simples e foi o que mais gostei. Você pluga um adaptador na tomada e liga o cabo de rede nele. Depois em qualquer ponto da casa com outro adaptador já terá o sinal de rede. Nós temos dois modelos o que oferece uma saída de rede tradicional e outro como o que estou citando que oferece WIFI. Porém como já tenho WIFI na outra sala seria ruim ter duas redes separadas na mesma casa e não é que ele resolve isso também usando a tecnologia WPS ele sincroniza com o WIFI criando apenas uma rede com o mesmo usuário e senha.

Nessa era conectada com tantos dispositivos, televisões conectadas, vídeo games de alta geração e media center conectados é fundamental ter internet de alta velocidade em todos os cantos da casa. Esse dispositivo funciona como uma extensão da sua rede local e resolveu outra necessidade que era levar o cabo de rede ao meu media center.

Em resumo estou gostando muito do primeiro contato. Vou comprar agora apenas um adaptador extra para ter um ponto de rede em outro quarto. Para informações mais
detalhadas sobre instalação e configuração veja o vídeo abaixo.

Está utilizando também? Participe nos comentários !!!

[],
Ramon Durães