Certificações Microsoft para profissionais Azure

5 de outubro de 2014 Por Ramon Durães

Certificações Microsoft para profissionais AzureA Microsoft anunciou o novo pacote de certificações para os profissionais que trabalham na plataforma Azure e desejam se certificar em Cloud Coumputing. Essas novas certificações visam identificar os conhecimentos do profissional nos serviços de nuvem da Microsoft. Você deve agendar a prova que vai acontecer em um local credenciado pela Microsoft e escolhido por você no momento do agendamento.

Provas para certificação em Microsoft Azure:

70-532 – Desenvolvimento de Soluções Microsoft Azure
70-533 – Implementação de soluções de infra-estrutura Microsoft Azure

A prova 70-532 está focada na audiência de desenvolvedores de software e inicia pela avaliação dos conhecimentos sobre planejamento e implantação de web sites, monitoramento, auto escala, captura de diagnósticos e principalmente utilização dos serviços usando API, PowerShell, Xplat-CLI.

É necessário também o conhecimento sobre a criação de maquinas virtuais, definição de imagens padrões e upload de VM’s assim como configurações de rede, balanceamento de carga.

Outro ponto importante nessa prova é conhecimento do serviço Cloud Services incluindo desde o planejamento, implantação até debug usando IntelliTrace.

Você deve demonstrar conhecimento nos serviços de armazenamento ( blobs, tables, queues) com experiência em desenvolvimento de CRUD para manipulação dos dados no
Storage assim como conhecimento sobre as várias possibilidades de uso do SQL Azure para que consiga definir a melhor estratégia conforme cada cenário.

Como desenvolvedor você deve estar preparado para consumir o serviço de AD (Azure Active Directory) usando WS-federation, OAuth ou outro mecanismo realizando buscas usando graph API. Você precisa demonstrar conhecimento sobre redes virtuais assim como publicar uma máquina virtual dentro da VLAN. Outro ponto importante é o conhecimento sobre os serviços de caching que hoje são baseados no Redis.

A prova 70-533 está focada na audiência de profissionais de tecnologia (ITPRO). Ela tem alguns pontos parecidos com os já comentados para o 70-532 e basicamente ela não trata questões diretamente ligadas ao desenvolvimento.

Os tópicos Implementar Websites, VM, Cloud Services, Storage, Azure Active Diretory, Virtual networks cobrem toda a parte de planejamento e implantação e operação incluindo diagnósticos, monitoramento, auto-scale.

O bom conhecimento de powershell é fundamental para definição de processos de automação assim como as ferramentas puppet e chef. Você precisa praticar a criação de VM’s usando imagens personalizadas e enviadas via upload com os comandos executados em uma rotina poweshell.

Você precisa demonstrar conhecimento no Azure Backup e estratégias de recuperação em caso de desastres. 

O uso e conhecimento do Azure Active Directory é fundamental principalmente em relação a integração com outros diretórios seja usando o DirSync, o365 realizando single sign-on de forma integrada ao ambiente on-premises.

Explore a utilização de VPN entre seu ambiente on-premisses e ambiente no azure. Utilize o serviço de ExpressRoute para criar rotas mais rápidas de acesso aos serviços de nuvem.
Como parte do trabalho de ITPRO é fundamental demostrar o conhecimento em VLAN, load balancing, VM, Cloud Services, static IPs.

Como você pode observar o serviços de nuvem do Microsoft Azure oferecem um número bem grande de funcionalidades. Essas novas provas trazem a visão do profissional de desenvolvimento de software e de tecnologia para o conceito “Cloud First”.

Acredito que com a evolução dos novos serviços que estão a caminho possa ser que teremos mais alguma nova prova complementar focando em “Data science” relacionando os serviços de Machine Learning , Search, BI.

Aproveite essa grande oportunidade e invista em sua carreira profissional. O conhecimento conquistado em Cloud será mais um grande diferencial.

[],
Ramon Durães
Chief Technology Officer (CTO) na 2PC
MVP, Visual Studio ALM
PSM, CSM, PSD, LKU

A 2PC oferece o exclusivo produto “CloudBus” destinado ao planejamento, implantação e operação de serviços de nuvem baseados no Microsoft Azure.