50 anos da linguagem de programação Basic

5 de maio de 2014 Por Ramon Durães

qbasicA Linguagem de programação BASIC surgiu em meados de 1964 quando seus criadores John Kemeny e Thomas Kurtz que eram professores na Dartmouth College nos EUA buscavam um caminho para tornar mais fácil a programação de computadores. Eles terminaram a primeira versão no dia 01/05/164. Durante o incio da Microsoft o Basic foi um grande aliado do Bill Gates na construção de tudo o que temos atualmente.

Eu tive a oportunidade de aprender a programar usando o QBasic ou Quick Basic (Microsoft Quick Beginners All purpose Symbolic Instruction Code) que foi uma implementação produzida pela Microsoft. Acredito que na época, hoje nem lembro se o Qbasic vinha junto com o MS-DOS.

Os comandos IF/Else/Endif e GOTO são inesquecíveis além do clássico On Error resume next típicos de uma programação procedural orientada a desvios. Muitas outras linguagens seguiram essa linha como o ASP Clássico que ainda roda hoje em muitos sites por ai, o próprio VBA (Visual Basic for Applications) e diversas outras derivações de terceiros além é claro do próprio VB.NET (Visual Basic .NET) que apresentou uma modernização dos velhos conceitos até a realidade atual.

O lançamento da Plataforma .NET foi um grande divisor de aguas trazendo à tona o “C# (CSharp)” como uma nova linguagem de programação 100% criada para a plataforma .NET e que passou a ocupar a atenção de todos os desenvolvedores do mercado se destacando como a linguagem de programação padrão na plataforma .NET

Nesse momento eu gostaria de deixar um forte abraço todos que de alguma contribuíram com a criação, utilização dessa fabulosa linguagem de programação que abriu espaço para evoluirmos de forma rápida e altamente produtiva diferente da programação binária do passado. Parabêns BASIC você merece!!!!

Para saber mais:
QBasic
BASIC celebrates its 50th anniversary

[],

Ramon Durães
Chief Technology Officer (CTO) na 2PC
MVP, Visual Studio ALM
PSM, CSM, PSD

Como planeja evoluir os seus projetos de software? Entre em contato vamos agendar uma conversa
sobre modernização de aplicações, Visual Studio e serviços online em Cloud.