Atualização 2 do Visual Studio 2013

4 de março de 2014 Por Ramon Durães

A Microsoft liberou hoje o primeiro acesso público a atualização 2 do Visual Studio 2013. Diferente da primeira atualização que apenas refletia no Visual Studio essa agora também deve ser aplicada no Team Foundation Server. Nesse pacote além de correção você terá acesso a novas funcionalidades já presentes no Visual Studio Online.

1) Work Item Tags – Suporte ao recurso de Tags em Work Items refletindo na organização e filtros de atividades. Essa funcionalidade pode ser utilizada em consultas e até usando API Rest do TFS.

2) Backlog management – Melhoria na gestão de backlog com ganhos de performance, melhor configuração dos dias não trabalhados para utilização da gestão de capacidade e nova configuração para o gráfico cumulative flow diagram com suporte a data de incio.

3) Charting – Recurso introduzido no Visual Studio 2013 para criação de gráficos baseados em consultas de Work Items. Após criados eles podem fazer parte do dashboard principal do TFS incrementando mais ainda a visão dos gestores).

4) GIT (O suporte ao protocolo do GIT foi introduzido no Visual Studio 2013 permitindo a utilização desse modelo de gestão de código fonte distribuído em conjunto com os serviços de ALM do TFS. Nessa atualização ele passou a ganhar algumas melhorias o que torna o funcionamento o mais próximo da experiência atual no TFSVC incluindo o Annotate).

5) TypeScript 1.0 (RC) – O TypeScript é uma grande aposta da Microsoft para permitir o desenvolvimento de forma rápida e integrada de JavaScript usando todos os recursos da IDE do Visual Studio. A saída final é sempre código JavaScript 100% padrão.

6) JSON – Hoje em dia não dá mais para falar de web e mobile sempre pensar em Rest / Json e nessa atualização o Visual Studio passa a contar com novos recursos e editor JSON.

Alguns de vocês ao ler esse post deve está se perguntando o que está acontecendo que a Microsoft está liberando novas versões tão rapidamente. Isso faz parte de um novo momento do Visual Studio que desde a versão 2012 traz esse conceito de atualizações mais frequentes.

Para saber mais:
Atualização 2 do Visual Studio 2013 CTP 2
Descrição da atualização de 2013 Visual Studio 2 CTP 2
VS/TFS 2013.2 (Update 2) CTP Released
Visual Studio 2013 Update 2 CTP2, Team Foundation Server 2013 Update 2 RC and TypeScript 1.0 RC

NOTA: ESSA VERSÃO AINDA ESTÁ EM CTP. A Microsoft já recomenda o “go-live” nesse momento. Se desejar aguarde a liberação da versão final em breve.

[],
Ramon Durães
Chief Technology Officer (CTO) na 2PC
MVP, Visual Studio ALM
PSM, CSM, PSD

Está buscando consultoria e treinamento em Visual Studio / Team Foundation Server? Então entre
em contato informando os detalhes do seu projeto.

 

.