Consultoria em TFS ALM

17 de fevereiro de 2014 Por Ramon Durães

visual studio ALM
A plataforma do TFS ou Team Foundation Server chegou alguns anos depois do lançamento do .NET Framework juntamente quando o mercado de desenvolvedores na Microsoft estava aquecido buscando ir além do desenvolvimento de software tradicional trazendo uma proposta justamente para otimizar os projetos de desenvolvimento de software na plataforma do Visual Studio e outras tecnologias.

O Team Foundation Server (TFS) é uma plataforma de colaboração permitindo integrar e gerenciar o ciclo de desenvolvimento de aplicações envolvendo o planejamento do projeto, codificação, qualidade e testes de software contínuos e integrado implementando o conceito que o mercado conhece como Application Lifecycle Management (ALM).

Nessa mesma época nós montamos uma célula de trabalho na 2PC especificamente voltada para consultoria em TFS ALM trazendo para o mercado as principais inovações em Application Liefcycle Management (ALM).

Olhando para o presente hoje alguns anos depois não temos dúvida que fizemos a melhor escolha em investir em pesquisa de soluções, pessoas e estratégias para que junto com a nossa experiência ao longo dos anos trabalhando com empresas desenvolvedoras de software em todo o Brasil criamos modelos de maturidade em desenvolvimento de software permitindo a rápida adoção do Team Foundation Server (TFS).

Nossa equipe de consultoria em TFS ALM está pronta para atender todas as demandas do seu negócio e alinhar com a tecnologia para proporcionar uma nova experiência em desenvolvimento de software modernizando o desenvolvimento de software e gestão de aplicações.

Níveis de maturidade em ALM

Estágio

Descritivo

Objetivos principais

0

ALM Fundamentals

Estratégia de utilização, plano de crescimento, políticas de uso e configurações e road map de funcionalidades.

1

Software Configuration Management (SCM)

Gestão do código fonte, aplicação de baseline, liberação de versões e aplicação de hotfix com segurança., Estratégia bem definida para trabalho com Branch, desenvolvimento paralelo e sincronização.

2

Planejamento ágil de projetos

Utilização de estratégias baseadas no Scrum / Kanban em conjunto com Work Itens para planejamento e acompanhamento de Sprint permitindo visibilidade e acompanhamento dos projetos.

3

Serviço padrão de Build

Padronização da compilação de código fonte garantindo um único fluxo para liberação de versão obedecendo as principais políticas do projeto.

4

Software Quality Assurance

Ter um fluxo bem definido na área de testes com plano de trabalho mapeado permitindo gerenciar demandas, monitorar ciclos, coletar evidências, registrar problemas, automatizar processos.

5

Continous Qyality Enablement

Apresentar uma visão moderna de desenvolvimento orientada a testes desde o início com uma arquitetura de software que favoreça a reutilização aumentando a produtividade e padronização do desenvolvimento permitindo o uso de recursos automatizados para validar as regras de negócio.

6

Continous Delivery

Utilizar politicas automáticas para compilação de versões, promoções entre as mais diversas áreas e garantia de padrões, qualidade e rápida liberação de versões.

No cenário atual podemos trabalhar com a consultoria em TFS ALM para a implantação, treinamento nas melhores práticas do Visual Studio, consultoria e treinamento em testes de software e gestão de aplicação utilizando os serviços do TFS em três modelos

1) Infraestrutura local (Dentro da empresa)
2) Nuvem do Windows Azure (TFS privado na nuvem usando modelo de IaaS)
3) Visual Studio Online (Usar TFS 100% gerenciado pela Microsoft)

Para que possamos definir o melhor modelo de consultoria em TFS para o seu cenário é importante nos passar os desafios atuais entrando em contato e informando quais ferramentas estão utilizando no desenvolvimento de software, como está funcionando a área de desenvolvimento, qualidade de software e gestão de projetos.

Para saber mais:
O que é ALM ?

[],
Ramon Durães
Chief Technology Officer (CTO) na 2PC
MVP, Visual Studio ALM
PSM, CSM, PSD