Team Explorer integra Java e .NET usando TFS

31 de maio de 2013 Por Ramon Durães

Desde o lançamento da primeira versão do Team Foundation Server a sua principal proposta de valor foi justamente a integração e colaboração nos projetos de desenvolvimento. Em ambientes heterogêneos de projetos precisamos de um modelo de governança que unifique tanto modelos ágeis e formais de gestão quanto plataformas de tecnologia como Visual Studio para .NET e Eclipse para Java.

Dentro desse contexto o Team Explorer é a ferramenta que surgiu justamente para fazer a integração dessas ferramentas de desenvolvimento dentro do Team Foundation Server. O Team Explorer funciona como um conector se plugando a IDE e provendo os recursos adicionais como vinculo ao código fonte, tarefas de projetos, configurações do TFS e até a integração no Project e Excel.

Team Explorer 2012

No Visual Studio 2012 e versões posteriores o Team Explorer já vem instalado por padrão. E se estiver utilizando Eclipse ele tem o nome de Team Explorer Everywhere e funciona no formato de plugin rodando totalmente integrado. Se você for gestor de projetos e usar MS Project  / Excel então basta instalar manualmente o Team Explorer que automaticamente já vai aparecer a opção de integração nessas ferramentas. Uma das opções importantes que você encontra é justamente o link para o Source Control Explorer permitindo visualizar o código fonte do projeto e interagir com o mesmo seja com Check-In/Check-Out a Branch/Merge/Label e diversas outras opções de trabalho.

Team Explorer - Source Control Explorer

A visão “My Work” é um dos pontos que eu mais gosto por oferecer rapidamente ao desenvolvedor de software uma visão sobre os seus itens de trabalho permitindo identificar rapidamente o que você precisa fazer no momento.

Team Explorer - My Work

Logo após você editar um código fonte promovendo uma alteração essa mudança é detectada e nós conseguimos visualizar na opção “Pending Changes” conforme você pode observar na imagem abaixo.

Team Explorer - Pending Changes

E outra principal grande vantagem que não podemos esquecer é a integração nativa com o Microsoft Project / Excel. Se você tiver usuários que desejam interagir com as atividades de projetos usando essas ferramentas esse será o caminho para a integração permitindo manipular as informações e sincronizar entre todas as pessoas que estejam conectadas consumindo dados do Team Foundation Server.

Microsoft Excel integrado ao Team Foundation Server

Para saber mais:
Team Explorer
Team Explorer Everywhere
Team Foundation Service

[],
Ramon Durães
MVP, Visual Studio ALM
PSM, PSD, CSM

Para consultoria e treinamento em Visual Studio / Team Foudation Server no seu projeto entre em contato.