Escolha entre IaaS ou PaaS no Windows Azure

1 de maio de 2013 Por Ramon Durães

Um dos temas mais em evidência no momento é computação na nuvem abrindo um grande número de oportunidades para criação de negócios como serviços usando todo o poder da computação em nuvem para entregar a melhor experiência possível aos clientes pagando pelo uso sem necessidade de fazer grandes investimento em equipamentos e operação.

A Microsoft por meio do Windows Azure oferece ao mercado a sua solução de nuvem pública permitindo que você use o Cloud Computing com toda a garantia da Microsoft. Quando estamos falando de nuvem não falamos de hospedagem em hosting tradicional. São conceitos amplamente diferentes.

Confira abaixo alguns pontos importantes para você entender quando estiver pensando em nuvem de forma que possa se planejar e construir a melhor estratégia para os seu negócio.

SaaS (Software as a service) – Esse é a forma com que o usuário final vai usar a nuvem consumindo um produto seu no formato de serviço contratando pelo tempo necessário e pagando um valor pelo uso. Dois exemplos conhecidos desse modelo são o Office 365 da Microsoft e a solução de CRM da SalesForce.

IaaS (Infrastructure as a service) – O modelo de infraestrutura como serviço é a primeira visão de nuvem, preferida pelos profissionais de tecnologia que ainda desejam controlar os softwares instalados, configurar atualizações e demais operações do dia a dia de tecnologia. Nesse cenário você cria maquinas virtuais seja em Windows, Linux e usando a estratégia da nuvem vai poder escalar, aumentar memória e capacidade computacional porém a administração é de sua responsabilidade. Esse cenário é aplicado também em caso de aplicações legadas.

PaaS(Platform as a service) – Esse é o modelo ideal de nuvem a atende o principal princio que é deixar toda operação por conta do seu provedor de nuvem (Nesse caso Microsoft) e focar no mais importante que é o seu negocio dedicando sua energia na melhoria continua da aplicação ficando toda a gestão com o Windows Azure. Nesse cenário você vai projetar uma aplicação para os recursos disponível em PaaS oferecendo um melhor uso da computação em nuvem.

Após uma avaliação do seu cenário podemos definir qual o melhor passo a ser dado conforme os eu modelo de negócio. É importante você ter em mente que o modelo IaaS na plataforma Microsoft pode ser combinado com recursos do PaaS. A grande tendência de nuvem é PaaS porém como falei em algumas situações a porta de entrada será o IaaS.

Para saber mais:
http://www.windowsazure.com/pt-br

Entre em contato e podemos agendar uma conversa para entender melhor os eu cenário de negócio como a solução de nuvem+aplicação pode elevar o potencial de atendimento a novos clientes em grande escala e com qualidade.

[],
Ramon Durães