Uma visão sobre desenvolvimento de software no Brasil

9 de julho de 2012 Por Ramon Durães

Nós últimos anos venho acompanhando empresas desenvolvedoras de software em todo o Brasil. Nosso trabalho na área de consultoria pela 2PC consiste em entender cada cenário de negócio do cliente, desafios e necessidades para com isso endereçar uma nova estratégia de desenvolvimento de software visando modernizar o ciclo de desenvolvimento motivando as pessoas e direcionando a entregas de qualidade.

A tecnologia evoluiu muito assim como estratégias que apoiam como DDD (Domaindriven design), BDD (Behavior Driven Development), TDD (Test Driven Development) proporcionando grandes mudanças com foco total na reutilização de software, padronização e principalmente desenvolvimento orientado a testes desde o inicio.

O mercado já está conhecendo a implementação de testes como parte do ciclo de desenvolvimento e acredito que nos próximos 2 anos será mais que um procedimento padrão na construção  do software integrando com um serviço de Build proporcionando o que chamamos de Continuous Integration garantindo que o código fonte do software produzido possa ser validado já durante o checkin implementando o controle de qualidade no início.

O próximo passo do ciclo de evolução é Continuous Delivery proporcionando uma nova experiência jamais pensada em projetos de software que é distribuir uma aplicação para o serviço de produção logo após o Sprint. Para chegar nesse nível de maturidade é necessário justamente implementar o controle de qualidade durante todo o ciclo principalmente no inicio para implementar software funcionando como meta de cada Sprint.

[],
Ramon Durães
MVP, Visual Studio ALM
PSM, PSD, CSD

Para consultoria especializada em desenvolvimento de software procure a 2PC