Um ano usando Windows Phone 7

25 de março de 2012 Por Ramon Durães

Depois de um ano usando Windows Phone 7 todos os dias para mim se tornou uma ferramenta de trabalho e entretenimento inseparável. Eu consegui viver na pratica o conceito de consumerização experimentando a plataforma do WP7 tanto para uso pessoal quanto para negócios.

Durante esse período consegue aumentar a minha produtividade pelas facilidades que tenho no WP7 em me comunicar usando todas as plataformas sociais existentes de forma simples e rápida. A Microsoft chegou tarde nesse mercado e ao mesmo tempo chegou na frente ao focar em um novo modelo de apresentação hoje conhecido como “Metro UI” revolucionando  o formato das aplicações e como você interage com elas.

Quando você pega um Windows Phone e compara com Iphone ou Android você percebe rapidamente a diferença entre os conceitos de usabilidade. As plataformas antigas como IOS/Android ainda estão baseadas no conceito meio que desktop com ícones. Essa estratégia foi muito boa anos atrás para levar o usuário para mundo móvel, mas depois de usar o Metro UI você percebe o quanto está ultrapassado.

Estive presente no lançamento do primeiro Windows Phone 7 no Brasil pela HTC e agora com o lançamento da Nokia que simplesmente fez um pool integrando os principais varejistas online no Brasil online e off-line e todas operadoras de telefonia em algo jamais visto lançando ao mesmo tempo o Nokia Lumia para os Brasileiros. Eu fiquei muito orgulhoso em ver o quanto somos importantes e atenção que foi dada ao Brasil com esse lançamento inédito.

Agora todos tem a oportunidade de tocar o WP7 e comprar com preços mais competitivos abrindo no mercado nacional a oportunidade de ofertas muito boas principalmente para planos pós pagos nas operadoras que são avidas por clientes desejando algo novo e inovador.

Quando falamos de estratégia em plataforma eu tenho a visão de três caminhos para os próximos anos. A Apple com IOS/Iphone  fechado e montando em cima de uma plataforma única o que prejudica a escala. O Android do Google rodando em diversos aparelhos com preços muito competitivos, porém ainda com problemas de compatibilidade para os desenvolvedores e a Microsoft como fornecedor do sistema operacional  WP7 que garante a qualidade da plataforma independente dos aparelhos que você pode optar entre os diversos disponíveis sejam da Nokia, Samsung, HTC, LG e muitos outros.

Como a Microsoft veio depois eles tiveram a oportunidade de reinventar esse mercado preparando um sistema operacional moderno, social e inovador e atendendo a uma característica importante que vai ser percebida ao longo do tempo que é a validação do hardware feito pelo WP7 para que independente do Smartphone você tenha uma experiência perfeita como usuário.

Ao final desse dia já consta cerca de 70 mil aplicações disponível para o Windows Phone em um crescimento gigante em função de uma coisa muito simples. Qualquer desenvolvedor .NET é desenvolvedor para o Windows Phone 7 e pode fazer tudo isso mantendo toda a experiência do Visual Studio tornando muito rápido a migração e adoção da plataforma.

O distanciamento entre as plataformas vai acontecer nos próximos e a Microsoft tem muitas cosias boas para isso com uso de serviços online disponíveis e aplicações conectadas a serviços já existentes tornando a experiência do usuário cada vez mais integrada com outros recursos e dispositivos como o Kinect que é sucesso e até a plataforma de Cloud Computing Windows Azure.

[],
Ramon Durães