Team Foundation Service no Windows Azure

4 de janeiro de 2012 Por Ramon Durães

Team Foundation Server no Windows AzureCom a evolução da tecnologia passamos a contar hoje com plataformas de tecnologia elástica conhecida como Cloud Computing ou simplesmente computação nas nuvens que permite o uso de tecnologia conforme for crescendo a demanda. Na Microsoft essa plataforma tem o nome de Windows Azure e hoje venho com alegria anunciar que nos desenvolvedores conquistamos mais um grande espaço podendo usar o Team Foundation Server completamente online.

Com o Team Foundation Service (Team Foundation Server online) você vai concentrar todas as usas energias na implementação do seu projeto bastando conectar quantos usuários forem necessários deixando a cargo do Cloud a gestão da escala, backups e planos de contingência gerenciais. Esse é um enorme passo de maturidade que está disponível para ampliar os horizontes dos seus projetos de desenvolvimento tendo pessoas em qualquer lugar trabalhando com segurança em seu projeto.

Implementar uma estratégia hoje de Application Lifecycle Management (ALM) usando Team Foundation Server (TFS) tornou-se um caminho natural e acessível para evolução de qualquer projeto. O TFS proporciona toda a infraestrutura para informatização de um projeto de desenvolvimento de software criando um ambiente ágil de colaboração, transparência e qualidade de software para auxiliar você no grande desafio que é desenvolver software.

Para quem já conhece o Team Foundation Server o procedimento será o mesmo ficando o primeiro passo com a criação de um Team Project. Essa nova versão já traz suporte ao Visual Studio SCRUM 2.0 que é template de processo atualizado 100% focado na implementação de SCRUM usando Team Foundation. Confira tela de exemplo na Figura 01.

TFS Criando Team Project
Figura 01 – Criando um projeto

O Product Owner cria as estórias alimentando o Backlog usando o tipo de workitem chamado Product Backlog que depois de selecionado pelo time durante uma reunião de Sprint Backlog é relacionado ao sprint da semana e adicionado as tarefas da mesma forma que vamos usando post-it. A grande diferença é que toda a informação está centralizada dentro do Team Foundation e compartilhar com qualquer pessoa que participe desse projeto. Veja detalhes na Figura 02.

TFS SCRUM Task board
Figura 02 – Task Board

 

Como todo projeto baseado em SCRUM nós também temos um burndown conforme você pode conferir na Figura 03. O mesmo é gerado pelo TFS a medida que você evolui cada tarefa atualizando o status ou o esforço restante para finalizar.

TFS SCRUM Burndown
Figura 03 – Burndown

Como você observou todo processo de instalação e configuração do Team Foundation Server será automático no Team Foundation Service bastando você escolher qual o plano de acesso que vai usar no projeto pagando uma assinatura. Outro ponto importante e fundamental é justamente a disponibilidade e backup dos dados que já está no pacote em uma solução como essa no Cloud. Aproveitando agora que você já está empolgado imagina rodar serviços de Build usando estrutura de Cloud otimizando mais ainda a geração de versão e todo controle de qualidade proporcionado pelos testes unitários.

Para saber mais:
TFS Preview

[],
Ramon Durães
MVP, Visual Studio ALM
PSM, PSD, CSM