50 Brasileiros que todo Empreendedor deve seguir no Twitter

Acabou de chegar em minha caixa postal um e-mail com o titulo “50 Brasileiros que todo Empreendedor deve seguir no Twitter.” em uma super lista organizada pelo Ricardo Magalhães da @bizrevolution. Eu fiquei muito contente em está nesse seleto grupo de pessoas que buscam fazer algo diferente nesse imenso e maravilhoso Brasil. Já acompanho o @bizrevolution faz um longo tempo e sempre encontro idéias revolucionarias que muito me inspiram no meu “personal quebra tudo”. Segue abaixo a super lista.

 

1. Stephen Kanitz, @stephenkanitz, o cara tem cabeça branca, mas é super antenado, pensa diferente, provocativo e prá frente. Ele luta há anos por um Brasil globalizado, moderno, atual e melhor para todos.

 

2. LeoKuba, @leokuba, garoto esforçado,  empreendedor e antenado a frente do Man In The Arena e outros projetos sempre diferentes e visionários.

 

3. Miguel Cavalcanti, @mcavalcanti,  outro garoto esforçado, leitor voraz e empreendedor moderno que está mudando a cena do agrobusiness no Brasil além de comandar com o Leo Kuba o Man In the Arena na web.

 

4. Leandro Vieira, @leandrovieira, fundador do Administradores.com.br, o maior portal sobre administração do Brasil ou da América Latina, e quem sabe do mundo.

 

5. Luiz Marinho, @luizmarinho, varejeiro de carterinha, o perfil do cara traz diariamente trocentos insights sobre o que rola ou vai rolar no mundo do varejo off-line.

 

6. Fabio Seixas, @fseixas, o empreendedor da camiseta molhada, o garoto do Camiseteria -  o melhor e mais bacana projeto de comércio eletrônico crowdsourcing do Brasil. Mas o cara não fala apenas de camisetas, ele tem uma visão diferente sobre as coisas, e está sempre antenado com o melhor do mundo.

 

7. Mario Bohm, @mcbohm, sabe aqueles caras que enchem a sala quando entram? Esse é o cara. Empreendedor, Desenvolvedor, Inovador, Gestor 2.0, Corinthiano (claro!), o cara fala o que as médias empresas brasileiras precisam ouvir e fazer.

 

8. Rafael Gonçalves, @tvatitudebr, jornalista-empreendedor por trás do programa de televisão AtitudeBR. Rafael twita sobre a cena empreendedora no Brasil e distribui idéias de gestão e inovação, e claro, atitude.

 

9. Sou Empresário, @souempresario, perfil twiteiro de uma turma que está provocando os empreendedores brasileiros a se unirem para formar um grande grupo de troca de idéias, distribuição certeira de insights sobre empreendedorismo e gestão.

 

10. Resultson, @resultson, perfil da editora mais Geração Y do Brasil. Os caras são os caras que promovem há anos os negócios startups no Brasil. A tripa do Twitter dos caras é cheia de inovação e novas percepções.

 

11. Marco Gomes, @marcogomes, o nerd que virou empreendedor. A frente da Boo-box ele está aprendendo a empreender na vida real, e compartilhando as suas lições diárias sobre empreendedorismo via twitter.

 

12. André da Samba, @jornal_empreend, inquieto e empreendedor, o André Bartholomeu da Samba Business criou o Jornal do Empreendedor para formentar a cena empreendedora no Brasil. Todos os dias o cara publica artigos exclusivos no portal do Jornal.

 

13. Caio Camargo, @falandodevarejo, outro varejeiro inquieto que bloga incansavelmente sobre o varejo brasileiro. Como ele mesmo diz: “para quem é apaixonado por varejo”.

 

14. Ramon Durões, @ramonduraes, baiano bom de evento, nerd das redes digitais, o cara agita a cena dos desenvolvedores no Brasil como ninguém. Se você é desenvolvedor de software, você precisa seguir o cara para checar o que o baiano tá fazendo.

 

15. Helder Araújo, @haraujo, co-fundador do TEDxSP e TEDxAmazônia. Ele é o culpado pela explosão da moda dos TEDxs no Brasil. Se você não sabe mais o que assistir com tanto TEDx por ai, o Helder é o culpado, pega ele!

 

16. Edmour Saiani, @edsaiani, esse cara é o ponto de referência quando o assunto é "Atendimento ao Cliente" em terra brasilis. Super criativo, maluco beleza, carioca da gema, alto astral, siga o cara para ficar por dentro dos novos insights sobre como servir as pessoas.

 

17. Claudia Ricken, @claudiariecken, essa "mina" entende tudo sobre pessoas. Embaixadora da ONU, escritora, pensadora, empreendedora voraz, uma gigante & fera em talentos humanos. Todo Fã do Ser Humano tem que seguir essa mulher!

 

18. Ligia Dutra, @upalupa, essa "menina" invocada e metida a besta criou sozinha um evento que vem se espalhando para todos os cantos do Brasil, o "Bate-Papo sobre E-Commerce", ela é cérebro-para-toda-obra, e uma realizadora nata.

 

19. Aleksandar Mandic, @mandic, o cara que começou a internet no Brasil continua dando as suas catadas inovadoras por ai. Na era do Gmail, o Mandic Email vem com tudo. Heavy User de Foursare e tarado por frases sobre empreendedorismo e atitude.

 

20. Bob Wollheim, @bobwollheim, o CARA que inventou a Resultson, um empreendedor "cereal" e aventureiro que mete as caras no empreendedorismo brasileiro e está fazendo história.

 

21. Danilo Ferreira, @danilloferreira, um tenente-blogueiro da Polícia Militar da Bahia que decidiu levar a discussão sobre a polícia brasileira para a internet. Siga o cara e as discussões sobre como mudar os serviços públicos desse país.

 

22. Neto, @neto, Publicitário e irreverente, o Neto é um tremendo maluco que provoca tudo e todos com seu excelente bom humor publicitário.

 

23. Romeo Busarello, @busarello, outro cabeça branca marketeiro e irreverente que continuamente questiona o status quo de uma das indústrias mais engessadas do Brasil, a construção civil.

 

24. Luciano Pires, @lucianopires, o Ministro da Despocotização do Brasil, um eterno e bravo guerreiro contra a imbecilidade que assola o Brasil. Pensador, Cronista, Cartunista e Escritor que continuamente coloca o dedo nas feridas que os outros abafam.

 

25. Millor Fernandes, @millorfernandes, o MELHOR escritor brasileiro vivo na atualidade. Eu ADORO esse cara, ultra bem humorado, altas sacadas, mega blaster crítico e observador da sociedade brazuca na tristeza e na alegria. Quando eu quero rir de gargalhar, eu recorro as twitadas do Millor.

 

26. Tiago Doria, @tdoria, jornalista blogueiro e twitero que fala pelos cotovelos sobre as novas mídias. Caso raro, mas esse cara é único.

 

27. Marina Miranda, @marinamiranda, empreendedora aloprada (no bom sentido) que uma hora está aqui, outra está ali, tocando o Campus Party no Brasil, e outras loucuras nos EUA.

 

28. Christian Barbosa, @christiantriad, o cara que investe um bocado de tempo para ensinar outras pessoas a gerenciar o tempo. E quando dá tempo, faz software. Nerd convicto.

 

29. Aceleradora, @aceleradora, como o próprio nome diz, você vai encontrar ness perfil um grupo de malucos dispostos a doar tempo e recursos para ajudar empreendedores a alavancarem os seus negócios. O empurrão que você precisa está aqui.

 

30. Rene de Paula, @renedepaula, a primeira vez que ouvi o cara falar achei chato prá caramba, o seu podcast meio cansativo, mas de tempos em tempos, como todo mundo, o Rene reune serenidade e a provocação na medida certa.

 

31. Paola Tucunduva, @paolatucunduva, se você é empreendedor, e tem problemas com lidar com pessoas, consigo mesmo etc, uma das melhores coisas que você pode fazer por si mesmo é fazer a sua inscrição no Empretec do Sebrae. Se A Paola é uma das facilitadoras do curso, e responsável por bater na sua cara até você acordar para vida.

 

32. Marcio Saito, @marcio_saito, o Brasil ficou pequeno para esse cara, então ele foi empreender no Vale do Silício. Marketeiro, Pensador, Nerd, a sua conexão brasileira com a região mais bombada do planeta.

 

33. Endeavor Brasil, @endeavorbrasil, siga a Endeavor, e o twitter de toda a equipe que compõe o timaço dos caras no Brasil, é empreendedorismo na veia.

 

34. Edney Souza, @interney, um dos jovens mais velhos na web brasileira, twita muita coisa boa sobre empreendedorismo & tecnologia, curador do Campus Party.

 

35. Marcelo Branco, @marcelobranco, o bicho-grilo que virou nerd ou o nerd que virou empreendedor social? Quem sabe? Nem ele. Esteve a frente do Campus Party, esteve com a Dilma, está na era hippie-geek.

 

36. Andre Forastieri, @forastieri, jornalista que mistura tecnologia com política com cultura com tudo que vê pela frente. Maluco beleza e provocador de debates.

 

37. Gabriel Bá, @gabriel_ba, o mago dos quadrinhos brasileiros, cultuado lá fora mais do que na própria terra, Gabriel arrebenta no storytelling dos quadrinhos modernos.

 

38. YouPix, @youpix, a Wired Brasileira, a tripa de pixels, bits e porradas digitais avassaladoras para quem vive no Século 21.

 

39. MV Bill, @mvbill, eu gosto de tudo que esse cara faz, um periférico que chegou no centro da cidade mas continua periférico, empreendedor-social-musical que ARREBENTA. Siga para compreender um pouco do mundo que as vezes você não consegue compreender.

 

40. CatracaLivre, @catracalivre, comandado pela turma do Gilberto Dimenstein, a Catraca Livre expõe os eventos e acontecimentos da Economia da Generosidade – uma sociedade que eu espero de coração e alma que você esteja engajado. 

 

41. Iberê, @ibere, jovem tirador de sarro da sociedade complexa em que vivemos, bate em tudo, em todos, e ainda dá boas dicas para você navegar por esse Brasil.

 

42. O Criador, @ocriador, eu não poderia deixar Deus de fora dessa lista de gigantes. Deus está online, é brasileiro e comediante de standápê.

 

43. Arnaldo Jabor, @realjabor, para não fazermos as mesmas caga$%$@ que as gerações anteriores fizeram precisamos ouvir aqueles que participaram das gerações passadas. Esse é o cara do passado, presente e futuro.

 

44. Digestivo Cultural, @digestivo, perfil de um grupo de jornalistas-cabeças cobrindo a cena cultural brasileira. Inteligência 2.0 do melhor calibre. Para aqueles que acreditam na cultura como alavancadora de melhores cabeças.

 

45. Revista Piauí, @revistapiaui, a melhor revista do Brasil, seguindo os caras você está seguindo uma galera de jovens jornalistas que vão longe para escrever artigos realmente diferentes sobre a nossa realidade. Cultura, comédia, negócios, pessoas, o Brasil do Piauí.

 

46. Fernando Anitelli, @fanitelli,  o Brasil tem o seu próprio Cirque du Soleil, ele se chama Teatro Mágico, e tem o seu próprio Guy Laliberte, ele se chama Fernando Anitelli. Assista aos vídeos dos caras que você encontra no YouTube, e espalhe para os amigos a magia desses caras. Empreendedorismo-social-cultural-mágico.

 

47. Angelica Mari, @angelicamari, jornalista brasileira que fala em inglês sobre a área de tecnologia no Brasil. Ela não dá copy and paste em press releases, ela escreve sobre o que realmente acontece na indústria de tecnologia.

 

48. MarceloTas, @marcelotas, taí um cara relevante para todas as gerações através das gerações. É bom saber que o espírito do repórter Ernesto Varela de gravatinha vermelha continua a perturbar do corpo do Marcelo Tas.

 

49. Marcio Lima, @preda2005, um paulistano da mooca que virou empreendedor no Japão. Nerd e Geek, siga o cara para saber como empreender na Terra do Sol, e quem sabe, trazer algumas boas idéias para a terra brasilis.

 

50. José Júnior, @jjafroreggae, para fechar a lista, eu escolhi a turma do AfroReggae, ONG carioca que trabalha a auto-estima dos jovens das favelas do Rio de Janeiro. Um trabalho empreendedor social belíssimo que está mudando para melhor o nosso Brasil.

 

Eu nasci com o desejo de fazer algo diferente e procuro fazer isso todos os dias por onde passo seja pessoalmente com as pessoas que mantenho contato, online escrevendo no meu blog, twitter, facebook, livros e palestras. O meu sentimento é que cada pessoa pode fazer um pouco mais na sua área e retribuir com a sociedade compartilhando um pouco do seu conhecimento. Compartilhando você terá um crescimento continuo e emergente proporcionando novas oportunidades a todos.

 

Já faz alguns anos que fundei algumas comunidades voltadas para o desenvolvimento de software e de lá para cá tiver a oportunidade de compartilhar com pessoas em todos os cantos uma nova experiência em desenvolver software. Hoje estou envolvido também em assuntos voltados a inovação, motivação de pessoas e principalmente #Startup, pois é algo que acredito muito com base de geração de oportunidades e mudança de fato no dia a dia de muitas pessoas inclusive a curto prazo pela emergência com os negócios crescem no Brasil.

 

Nós temos hoje com a internet e todo o poder computacional em Cloud Computing uma conexão mundial com pessoas em qualquer parte do planeta permitindo que você crie pequenos grandes negócios globais literalmente na sua garagem concorrendo com as maiores empresas do mundo. Todo vez que penso no tamanho desse potencial eu fico tonto e adrenalina sobe ao extremo. Nós Brasileiros temos um potencial extra por termos um povo criativo e feliz o que nos permite concentrando os esforços criar soluções altamente inovadoras.

 

E você pode ajudar mais ainda contribuindo como agente transformador de ideias convencendo professores, universidades e o governo com ideias e atitudes para deixarmos de formar funcionários e passarmos a formar empreendedores e multiplicadores de oportunidades.

Um forte abraço a vocês e até a próxima!!
[],
Ramon Durães

”Não tem que ser difícil”