A internet é do seu tamanho

17 de março de 2011 Por Ramon Durães

A Internet é do seu tamanhoMuitas das mais famosas empresas de tecnologia que conhecemos hoje nasceram como Startups literalmente em uma garagem ou algum quarto sobrando na casa construindo produtos inovadores e concorrendo com o mercado da época e todas as dificuldades em conquistaar um espaço. Anos depois com todo o poder da internet que temos hoje continuamos com novas empresas seguindo o mesmo caminho com uma grande diferença. Com a chegada da internet e principalmente do google veio a democratização da informação permitindo que você publicando um site agora em minutos já está aparecendo nos resultados de busca.

 

Será uma tendência cada vez mais natural a atualização instantânea de conteúdo disponibilizado na internet e encontrável pelos mecanismos de buscas ou redes sociais como twitter e facebook que também podem propagar em um curtíssimo espaço de tempo para um grande número de pessoas numa velocidade nunca antes imaginada diferente de qualquer outra mídia. As redes sociais atingem diretamente o usuário com a força de uma recomendação social e não apenas uma simples propaganda levando o seu conteúdo a todos os cantos transformando em uma comunicação viral.

 

Ao criar um site na internet a sua empresa ou blog pessoal terá o mesmo ‘tamanho’ que qualquer outra site. Portanto se a sua empresa está na sua garagem ou no seu quarto não fará diferença para o visitante do seu site uma vez que na web todos ocupam o mesmo espaço e são acessíveis pelo endereço informado no navegador web. É claro que marcas existentes levam a confiança e agregam valor na web na visão do consumidor, mas não impedem que você entre e batalhe pelo mesmo espaço e atenção cara a cara além que se destaque nas buscas com conteúdo relevante a você e ao seu negócio.

 

As ferramentas de buscas são sedentas por informação e utilizam diversos critérios em seus algoritmos para tornar o seu site mais visível durante a busca do usuário por um determinado conteúdo. Quanto mais informação você vai adicionando relacionada ao seu negócio é como se fosse entrando em um filtro dentro do mercado para que você seja o primeiro quando o assunto buscado foi o seu produto, negócio. Ao conjunto de técnicas de otimização para sites de buscas nós chamamos de SEO (Search engine optimization). As principais ferramentas de blogs do mercado já trazem essas característica proporcionando um maior destaque em seu conteúdo.

 

Com toda essa democracia oferecida pela internet você tem acesso a um mar de oportunidades para publicação de idéias, montar um negócio e concorrer livremente pela atenção dos mais de 2 bilhões de usuários que estão conectados em todo o mundo. Dentro desse grupo estamos falando de cerca de quase 81,3 milhões de pessoas conectadas no Brasil segundo pesquisa realizada pelo F/Nazca. O Brasil está entre um dos países que mais acessam a internet e redes sociais mesmo sem computadores em todas as residências temos hoje um grande número de acessos usando LanHouses e outros centros públicos.

A internet banda larga já está disponível em milhares de lares no Brasil sendo complementada pelo acesso usando celular 3G que já está se preparando para entrar em uma próxima geração conhecida atualmente como 4G podendo levar ao usuário velocidades de banda larga pelo celular. O governo do Brasil está trabalhando em planos para popularizar o acesso à internet cada vez mais no Brasil e meu desejo é que isso se torne cada vez mais comum e acessível.

Aproveite agora mesmo todo esse canal de comunicação e socialização para marcar a sua presença e empreender você ou sua Startup. Experimente iniciar criando um blog no wordpress.com que oferece uma das melhores ferramentas e gratuitas, uma conta no youtube para publicação de vídeos relacionados, facebook como a principal rede social da web atual e principalmente no twitter para que possa se ambientar de toda essa nova onda que está passando por todos nós e transformando a vida  de muita gente. Ao dar esse primeiro passo você vai observar que independente do que publique vai encontrar um publico carente por informação e ansioso para consumir seus produtos e serviços. Seja ágil e esteja conectado na rede mundial de pessoas e informação.

[],
Ramon Durães