Desenvolva para o Windows Phone 7

4 de março de 2011 Por Ramon Durães

Desenvolva para o Windows Phone 7O Windows Phone 7 é uma  nova plataforma de sistema operacional voltada para dispositivos moveis e não tem nenhuma relação com a plataforma anterior conhecida como “Windows  Mobile”. Todo desenvolvimento de software no WP7 é usando Silverlight para aplicativos ou XNA para jogos além do Visual Studio e C# para codificação das aplicações. A Microsoft oferece todo o kit de desenvolvimento gratuitamente que inclui o Visual Studio 2010 e uma edição especifica do Expression Blend para  o Windows Phone 7.

Estamos falando de um novo sistema operacional que existe uma configuração mínima de hardware, uma tela capacitiva e outros recursos que tornam o aparelho padrão agora executar o novo sistema operacional com o mínimo de qualidade.

Essa mudança já tem provocado efeitos imediatos com a participação de grandes fabricantes como: HTC, LG, Samsung, Dell e Nokia que preparam boas ofertas de aparelhos e em breve teremos acesso no Brasil. Nessa nova experiência estamos falando de um mercado gigantesco de usuários, operadoras de celulares querendo vender cada vez mais produtos e serviços que se interligam e desenvolvedores ansiosos para criar aplicativos usando toda a facilidade da plataforma de desenvolvimento .NET Framework já conhecida em todo o mercado e o Silverlight para produzir interfaces amigáveis com a tecnologia XAML (eXtensible Application Markup Language).

Download (Free)
Visual Studio 2010, Blend, Windows Phone 7 Emulator
Download Zune software
Silverlight for Windows Phone Toolkit – Feb 2011
Windows Phone 7 Design Templates

Livros gratuitos para o Windows Phone 7

Programming Windows Phone 7 (Charles Petzold)
Silverlight for Windows Phone 7 (Puja Pramudya)
Windows Phone Programming in C# (Rob Miles)
Windows Phone 7 Developer Guide (Microsoft patterns & practices) 
Developer Guidance – Onboarding Windows Phone 7
Windows Phone 7 Training Course (Microsoft)

Próximos passos
Você pode desenvolver seu produto e fazer testes no emulador diretamente pelo Visual Studio sem custos. Caso deseje testar no aparelho ou submeter o aplicativo para venda pelo Windows Phone Marketplace é necessário fazer uma inscrição no valor anual de U$ 99,00. Com esse pequeno investimento você coloca seu produto a venda na loja virtual do Windows Phone e pode faturar muito vendendo para todo o mundo. A Microsoft cuida de tioda operação de venda e você é remunerado ao final de cada mês.
App Hub

[],
Ramon Durães
MVP, Visual Studio ALM

Deseja explorar todo o poder do Windows Phone 7 em seus projetos então faça contato agora mesmo com a 2PC para consultoria e treinamento.