O efeito borboleta das redes sociais

2 de fevereiro de 2011 Por Ramon Durães

A cada dia fica mais evidente todo o potencial das redes sociais integrando pessoas, socializando e compartilhando uma democracia nunca vista em qualquer parte do mundo. O maior efeito borboleta já provocado nos últimos tempos pode ser observado agora em todos os conflitos da população contra os ditadores de anos em sua parada pelo egito e avançando. O povo organizado e se comunicando está provocando um verdadeiro arrastão sem armas, sem força militar mas com o maior trunfo que é a união da consciência coletiva.

Hoje eu trago a vocês um comentário super especial do Arnaldo Jabor abordando todo esse impacto proporcionado pelas redes sociais no mundo moderno. Se você é daqueles que não acredita ou você é um ditador ou não mora nesse planeta terra. Jabor foi muito feliz nesse comentário principalmente por resumir em poucas palavras todo o impacto e dinâmica que estamos acompanhando dia a dia.

 

Se as redes sociais já chegaram em países altamente controlados imagina isso em países democráticos como o Brasil. O Brasil segundo pesquisas é um dos mais que mais utilizam. É certo dizer que nem todos tem computadores em casa quando falamos da classe “E”. Hoje está provado que quase todos acessam de alguma LanHouse presente em 99% das favelas no Brasil. Esse é o momento de acabar com o preconceito contra a socialização. Esse fenômeno já acontece mesmo antes da internet enão você que vai conseguir impedir.

 

A grande diferença é que hoje o consumidor moderno tem voz e estará cada vez mais buscando espaço para falar sobre você e seu produto. E não adianta você querer se esconder porque seu nome e sua marca vão aparecer. Portanto a melhor estratégia é você está preparado para escutar e se posicionar com o consumidor quando necessário. Na era avatar ter o seu rosto presente é o maior diferencial. Se tem medo de mostrar então evite até sair nas ruas, nos elevadores e em qualquer lugar que tenha câmeras de segurança. Viva a democracia e use o espaço social para falar sem medo.

 

Estimule a conversação social em sua empresa hoje mesmo. Pois será a única forma de posicionar seu produto ou serviço no mercado uma vez que as recomendações sociais já superam a publicidade tradicional com uma taxa de retorno 100% maior fazendo com que as pessoas comprem se baseando em indicações de amigos. Esse mesmo efeito é evidente diretamente nas contratações das principais empresas onde os novos funcionários geralmente são indicados internamente.

 

Aproveite esse momento para repensar e se adaptar a uma nova geração de pessoas sociais que estão transformando o nosso mundo atual. Para sobreviver é necessário se adaptar e oferecer um espaço de conversação para todos. Seja bem vindo ao mundo “Like”.

Para saber mais:
China bloqueia buscas relativas a ‘Egito’ em microblogs
O Twitter só não faz revolução. Mas ajuda
Twitter confirma: microblog foi bloqueado no Egito
Google dribla bloqueio à rede no Egito e cria acesso ao Twitter via fone
‘Não é tão difícil de interromper a internet’, diz Bill Gates sobre o Egito

[],
Ramon Durães

Nota: Participe nos comentários e no “Like” do facebook!!!!