Usar Blog, Twitter, ou Facebook?

31 de dezembro de 2010 Por Ramon Durães

O ano de 2010 foi marcado pela consolidação das redes sociais permitindo uma maior socialização das pessoas e entendimento da importância de se comunicar. Ainda antes da explosão do Google vivíamos praticamente trancados em uma jaula. A internet estava em ampla fase de crescimento a cerca de 10 anos, mas as pessoas ditas ‘comuns’ não tinham oportunidade de colaborar efetivamente com o conteúdo.

Para se publicar qualquer coisa era necessário o mínimo de conhecimento técnico. Com o surgimento dos blogs conquistamos o primeiro grito de libertação abrindo as portas de vez para a colaboração e liberdade. Com o blog em um formato simples e rápido qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento passou a ser um editor de conteúdo conquistando leitores em todo o mundo tornando inclusive alguns blogs pessoais mais importantes que grandes portais.

 

O Google teve um parcela importante na democratização reescrevendo a forma de buscar informação na web favorecendo o crescimento e popularização do conteúdo trazendo sempre novos visitantes aos pequenos blogs e direcionando o crescimento da web cada vez focada na indexação de informações.

 

Com o surgimento do Twitter com o conceito de “microblogging” baseado em uma limitação de 140 caracteres as pessoas começaram a publicar pequenas notas mentais relatando atividades do seu dia a dia. Apoiando no crescimento da internet móvel o Twitter rapidamente se revelou como uma grande rede social colaborativa onde cada usuário postava uma informação em tempo real formando um grande centro de informações atualizadas em tempo real. Um clássico exemplo é a queda do avião da US Airways no rio Hudson em New York onde um usuário tirou foto e publicou em seu Twitter em tempo real.

 

No Brasil outro grande exemplo nessa nova comunicação social online foi o “CALA A BOCA GALVÃO” que mais forte do que calar foi a propagação de um viral sem proporções alcançado até pessoas fora do Brasil. Isso é mais uma grande exemplo para entendermos toda essa força da comunicação social e o impacto na sociedade moderna onde todos tem uma voz.

 

O Facebook foi criado justamente no momento certo. As vezes acontece de lançarmos uma tecnologia a frente ou já ultrapassada. No caso do Facebook ele chegou justamente integrando o elo mais importante que é a relação entre as pessoas permitindo que pessoas distantes pudessem acompanhar o dia a dia como se estivesse do lado interagindo e socializando de uma maneira simples. De uma ferramenta digamos para a “Geração Y” passou a ser adorada por todos chegando ao número de mais de 500 Milhões de usuários tendo mais pessoas conectadas que muitas cidades.

 

As relações humanas mudaram completamente com a internet. Ao contrário do que diziam em relação ao isolamento a prática mostra que as pessoas estão bem mais próximas compartilhando emoções e unidas formando verdadeiras correntes independentes das distâncias geográficas.

 

Com tantas opções e facilidades disponíveis entre manter um blog, Twitter, Facebook é normal o questionamento sobre qual deles priorizar além de outras opções que não tratamos aqui nesse momento. Uns dizem que o Facebook é melhor que o Twitter e melhor ainda que um blog. A minha opinião é que ambos se complementam na formação da sua presença na web e não são serviços concorrentes pelo contrário estão cada vez mais convergentes e complementares.

 

O blog será sempre o seu canal para publicação de informações com ciclo de vida longo. O Twitter você publicará pequenas informações que apesar da propagação instantânea são voláteis se perdendo muito rápido. E o Facebook será o integrador da colaboração juntando todas essas mídias permitindo que seus amigos amplifiquem a propagação seja usando “Like” ou comentando e complementando.

 

O Google volta de novo nesse assunto e está justamente trabalhando em novos mecanismos para otimizar e priorizar as buscas usando indicações de conteúdo do Twitter, Facebook e outras redes. Portanto ter uma presença nessas três frentes é fundamental uma vez que o primeiro mergulho na internet é dado geralmente no botão de busca do Google que vai encontrar o seu blog usando referencias de seus amigos logados no twitter ou Facebook.

[],
Ramon Durães

[Localize o botão “like” do facebook]